São Vicente: Biosfera reinicia campanhas de limpeza nas praias do norte da ilha

20-02-2024 18:58

Mindelo, 20 Fev (Inforpress) - A organização ambiental Biosfera Cabo Verde retoma no sábado, 24, as campanhas de limpeza nas praias do norte de São Vicente depois de ter recolhido mais de duas toneladas de lixo no ano passado.

Os dados foram fornecidos à Inforpress pela coordenadora do Departamento de Poluição Marinha, Leila Teixeira, que indicou que com nove campanhas realizadas em 2023, foi possível recolher 2,75 toneladas de lixo com ajuda de 350 voluntários

Isto porque, segundo a mesma fonte, a intenção do projecto “São Vicente d’costa limpe” (São Vicente de costa limpa, em português) é reduzir a maior quantidade de lixo, principalmente nas praias de nidificação de tartarugas.

“A ideia é recuperar os ecossistemas costeiros e permitir que as tartarugas adultas possam vir para terra fazer os ninhos sem problema, mas, também evitar que as tartaruguinhas não fiquem presas quando procuram o seu caminho para o mar”, explicou.

Neste sentido, a Biosfera tem incidido as suas acções principalmente nas praias mais a norte, de Norte de Baía a Praia Grande, local onde se encontra mais ninhos das tartarugas, mas também onde se acumulam mais lixos, vindos principalmente das correntes marítimas.

E é toda essa correnteza, que tem trazido maioritariamente resíduos advindos da indústria da pesca, tipo de lixo mais encontrado, e também plástico, segundo artigo mais constante dos estudos que a Biosfera sempre faz após as recolhas.

Daí, que, conforme Leila Teixeira, o objectivo é dar continuidade ao programa e tentar minimizar ao máximo o impacto na natureza, também agora em 2024 com a retoma das limpezas, que arrancam no sábado, 24, na Praia do Meio.

Para isso, a Biosfera, ajuntou, espera contar com o apoio de toda a população mindelense, sendo que os interessados podem contactar a organização ambiental para participar como voluntário.

“Apelo às pessoas para colaborarem connosco e participar das campanhas e perceberem o impacto do lixo na natureza e ainda reflectirem sobre as formas de diminuir o uso de plástico no dia-a-dia e tentarem reduzir o problema”, exortou a coordenadora.

As campanhas de limpeza do “São Vicente d´costa limpe” acontecem no último sábado de cada mês e já contam com diversas edições desde 2022, com ajuda de voluntariado de várias entidades, inclusive de turistas que procuram a ilha para passar as férias e ao mesmo tempo dar um pouco de si.

LN/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


17-06-2024 8:38
17-06-2024 8:07
17-06-2024 7:47
16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12