São Salvador do Mundo vai acolher quarta edição da Feira do Turismo de Santiago

06-03-2024 18:57

Achada Igreja, 06 Mar (Inforpress) - O município de São Salvador do Mundo vai acolher entre 05 a 07 de Abril, a quarta edição da feira do Turismo de Santiago (Feturis), com objectivo de apresentar e promover a ilha de Santiago enquanto destino turístico.

A informação foi adiantada hoje à Inforpress pelo vereador do Comércio e Turismo da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Gil Teixeira, assegurando que a preparação do evento “está a todo vapor”, e que internamente estão mobilizados e com grandes passos dados para que esta edição da Feturis seja um sucesso.

É que, segundo ele, já fizeram contactos com os principais parceiros da Feturis 2024, nomeadamente Fundo do Turismo, que vai financiar toda a logística do evento, todas as câmaras da ilha de Santiago, Associação de Turismo de Santiago (ATS), associações e agências de viagens, gabinete de desenvolvimento turístico, direcção-geral de artes, e entre outros parceiros.

Acrescentou ainda que para que a Feturis 2024 seja “um sucesso”, o município liderado por Ângelo Vaz estabeleceu uma parceria com a Universidade de Santiago (US), que vai incidir, particularmente, na montagem de conferências e produção de material de comunicação.

Por tudo isso, Gil Teixeira disse acreditar que o evento vai ser um marco daquilo que é o futuro dos próximos Futuris e a melhor edição deste evento, que tem como objectivo apresentar e promover a ilha de Santiago, enquanto destino turístico, através da sua história, da arte, da cultura, da gastronomia, do ambiente e outros sectores.

“Se todos os municípios participarem, efectivamente, mostrando tudo aquilo que são os seus melhores produtos culturais, gastronómicos, artesanato e suas atracções turísticas, acreditamos que, assim como Cabo Verde apresentou a sua marca destino turístico, Santiago também pode ser lançada como marca Santiago destino turístico”, perspectivou o autarca.

Além de conferências sobre temáticas ligadas ao turismo, o certame quer através da feira, que terá como palco o polivalente de Achada Igreja, possibilitar aos agentes turísticos, culturais e entre outras áreas oportunidades de apresentarem e venderem os seus produtos e serviços.

Paralelamente, serão realizadas actividades desportivas e culturais, com destaque para inter-municipais de oril, de cartas e de atletismo.

Por outro lado, Gil Teixeira esclareceu que, não obstante, o evento coincidir com as festividades do santo padroeiro de São Salvador do Mundo com mesmo nome, a ser assinalado a 14 de Abril, este evento é da ilha de Santiago e tem que ser assumido por todos os municípios para que seja, igualmente, uma marca da ilha de Santiago.

A primeira edição foi realizada em 2017, no Tarrafal, a segunda em 2018, na cidade de Assomada, Santa Catarina, e a terceira edição em 2019, no Centro Histórico e Cultural do Porto da Calheta, em São Miguel.

FM/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


17-06-2024 11:11
17-06-2024 10:59
17-06-2024 10:42
17-06-2024 10:30
17-06-2024 10:27