São Salvador do Mundo: Moradores de Goiaba clamam por melhorias no acesso à água, estrada de ligação e iluminação pública (c/áudio)

02-04-2024 18:58

Achada Igreja, 02 Abr (Inforpress) – Os moradores da localidade de Goiaba, no município de São Salvador do Mundo, município do interior de Santiago, clamam por melhorias no acesso à água, estrada de ligação e iluminação pública.

Esses moradores lançaram este apelo em declarações à imprensa, pedindo maior atenção por parte das entidades competentes para a resolução destes problemas que consideram ser essenciais” para a sobrevivência e levar uma vida com o “mínimo de dignidade” possível.

A moradora Paulina Correia contou que mesmo perto existe uma fonte, mas que carece de intervenções para que possam ter água disponível, e que enquanto não for feito estão a comprar água.

Esta água, conforme disse, custava anteriormente 1500$00 por tonelada, mas agora para a mesma quantidade desembolsam 2000$00, com o agravante desta quantidade não “chegar para nada”, para satisfazer as necessidades domésticas com as crianças, animais e outras.

Além da situação da água, avançou que a estrada de ligação carece de intervenções, pois é de terra batida e sem as mínimas condições, dificultando assim que as viaturas alcancem esta localidade mesmo para prestar socorro, uma situação que piora mais na época das chuvas.

Igualmente, Maria Tavares, outra moradora da localidade, ressaltou que não têm água para “nada mesmo, nem para satisfazer as suas necessidades básicas”, nomeadamente para “beber, cozinhar, higiene pessoal” e por ser uma zona agrícola, seca, os recursos para adquirir uma tonelada de água a 2000$00 “estão cada vez mais escassos”.

Neste sentido, pede a quem de direito que dê a cara neste momento em que estão necessitados.

“Não precisamos de visitas somente no tempo das campanhas eleitorais, é agora que necessitamos para que os nossos problemas sejam resolvidos”, disse, sublinhando que é preciso resolver a situação da água, sugerindo uma intervenção numa fonte existente na localidade, mas também intervenções na estrada de acesso que está a representar um “perigo”.

Já a Maria José Fernandes foi mais directa, pedindo “socorro” pela situação que estão a viver nesta comunidade, no que tange à água e à estrada de acesso, reforçando que tem pessoas doentes em casa que necessitam de seguimento médico, mas quando têm consultas ela tem de pedir apoio no serviço municipal dos Bombeiros porque os carros de aluguer não vão a esta localidade.

No que tange à água, em entrevista à Inforpress, no passado mês de Março, o vereador do Urbanismo, Infra-estruturas e Saneamento da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Jair Correia anunciou um projecto que já está a decorrer, e com o qual a autarquia pretende beneficiar 1500 famílias com a ligação de água domiciliar nas zonas altas.

Sobre a quantidade de água explicou que para resolver esta questão da dificuldade de acesso à água, o Governo financiou um projecto de adução de água que beneficia o município de Santa Catarina e também de São Salvador do Mundo, referindo-se à dessalinizadora de água instalada em Ribeira da Barca, em Santa Catarina, que produz 1.300 metros cúbicos de água, sendo que 1.000 é para a população deste município e os outros 300 distribuídos para as comunidades do município vizinho.

Garantiu que já foram feitas intervenções nos reservatórios existentes no município de São Salvador do Mundo e que neste momento estão em fase de teste da água dessalinizada e que tem sido aproveitada logo para o consumo e o projecto de ligação domiciliar pretende atingir até o final do ano 85 por cento (%) das famílias.

MC/JMV
Inforpress/Fim
 

Notícias Recentes


19-04-2024 23:26
19-04-2024 22:50
19-04-2024 22:41
19-04-2024 22:36
19-04-2024 21:23