São Nicolau: Protecção civil municipal no Tarrafal preparado para dar respostas mas enfrenta desafios

01-03-2024 13:58

Ribeira Brava, 01 Mar (Inforpress) – O responsável pelo serviço municipal de Protecção Civil e Bombeiros no Tarrafal de São Nicolau, Jeilson Cruz, garantiu hoje que a corporação está preparada para dar resposta apesar das limitações a nível de recursos humanos e materiais.

Jeilson Cruz, que falava à Inforpress a propósito do Dia Internacional da Protecção Civil, destacou que a corporação tem “respondido à altura” em todas as situações em que foram accionados.

O serviço de Protecção Civil e Bombeiros no município do Tarrafal funciona, actualmente, com um número de quatro bombeiros efectivos e mais um voluntário.

“Somos uma corporação em crescimento e, apesar do grande investimento que tem sido feito pela autarquia, ainda persistem alguns desafios”, afirmou Jeilson Cruz, que destacou a falta de recursos humanos, tendo em conta que, apesar de haver muitas pessoas formadas, são poucos aqueles que exercem essa actividade, e há, também, alguma carência de materiais.

Segundo o mesmo, a Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau tem investido na corporação e, recentemente, foram contemplados com uma formação ministrada por uma equipa da “Operation Floirian” dos Bombeiros de Manchester, Inglaterra, instituição com quem tem uma parceria, e receberam ainda um camião de combate a incêndio.

Jeilson Cruz realça ainda ser necessária uma aposta na sensibilização e formação das pessoas, de forma a estarem mais cientes sobre as formas como devem agir em situações de catástrofe e de risco, evitando assim situações de maiores riscos.

O Dia Internacional da Protecção Civil celebra-se anualmente, a 01 de Março, a fim de alertar e sensibilizar para a importância da protecção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes.

WM/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-06-2024 6:46
16-06-2024 6:39
16-06-2024 6:33
16-06-2024 6:26
16-06-2024 6:17