São Nicolau: Cancelamento das viagens da CV Interilhas causa constrangimentos aos passageiros da ilha

06-03-2024 18:35

Ribeira Brava, 06 Mar  (Inforpress) – A ilha de São Nicolau tem sido fustigada nos últimos dias com sucessivos cancelamentos das viagens marítimas, com a empresa CV Interilhas alegando condições meteorológicas  e motivos técnicos para o cancelamento das viagens.

O cancelamento de viagens tem causado diversos constrangimentos aos passageiros que pretendem sair ou regressar à ilha por via marítima e que, por isso, consideram que a ilha está "abandonada em matéria de transportes”.

Em entrevista à Inforpress, a superintendente do Distrito Norte da Igreja do Nazareno, Leniza Monteiro Soares, chamou atenção para a necessidade de se encontrar uma solução definitiva para a problemática dos transportes de e para São Nicolau.

Segunda a mesma, durante o ano de 2023 não foi possível visitar a ilha devido ao facto de que sempre que conseguia programar uma visita ou havia indisponibilidade de passagens ou a viagem era adiada para outra data, o que impossibilitava a programação de uma visita.

E depois de ter conseguido se deslocar à ilha no último final de semana para uma visita de dois dias, vê- se agora “retida na ilha” devido ao cancelamento das viagens da CV Interilhas e a indisponibilidade de lugares via aérea.

“Este é um desafio muito grande! Porque qualquer pessoa que quer contribuir e colaborar com o desenvolvimento de São Nicolau fica complicado e as pessoas que vivem aqui sentem-se enclausurados”, sublinhou, afirmando ainda que se trata de uma ilha com muitas potencialidades e com pessoas com vontade de investir e crescer, mas a problemática “limita esse crescimento”.

Leniza Monteiro Soares sublinha ainda que se os barcos não conseguem atracar na ilha por causa das condições meteorológicas adversas e que é preciso encontrar uma solução, porque " há anos e anos que isso acontece e a ilha não pode ficar refém das condições climatéricas”.

“Em relação aos transportes aéreos, como é possível que para ir para São Vicente é preciso fazer escala na cidade da Praia”, questionou, afirmando ainda que das conversas que manteve com a população da ilha “a sensação é de que os transportes têm vindo a regredir ao longo dos anos”.

Os últimos cancelamentos das viagens da CV Interilhas também têm provocado a reação de muitas pessoas nas redes sociais, em que muitos afirmam que neste momento a ilha de São Nicolau está relegada ao abandono. 

WM/JMV
Inforpress/Fim
 

Notícias Recentes


15-06-2024 22:18
15-06-2024 22:13
15-06-2024 21:40
15-06-2024 22:01
15-06-2024 21:52