São Domingos: Associação de Pescadores de Praia Baixo ambiciona cais de pesca para melhoria do sector

05-02-2024 11:54

Cidade da Praia 05 Fev (Inforpress) - A Associação de Pescadores de Praia Baixo, no município de São Domingos, ambiciona a construção de um cais de pesca para a melhoria do sector, afirmou o presidente da associação à margem do Dia Nacional do Pescador.

O presidente da Associação de Pescadores de Praia Baixo, Joaquim Soares Carvalho, em declarações à Inforpress, disse que a associação está satisfeita com os ganhos alcançados, mas ainda o sector precisa de mais melhorias para o seu desenvolvimento.

Citou como exemplos a construção de um cais de pesca, de uma casa de pescador e da máquina de gelo, aspectos que considera serem “importantes” para o desenvolvimento da pesca na localidade.

“Estou a ver as coisas a melhorar dia após dia e estamos mais contentes com os ganhos, (…) estamos satisfeitos com a requalificação da estrada que com certeza a partir de agora vamos receber mais visitantes, no entanto uma máquina de gelo ainda constitui um dos maiores desafios, igualmente de um cais de pesca, ou de uma ponte”, referiu o presidente associativo.

Conforme mencionou, os pescadores todos os dias deslocam com os motores para o mar, esses equipamentos têm um peso de 50 a 60 quilos e no final da labuta voltam a fazer o mesmo trabalho.

“Pelo que se tivéssemos um cais de pesca isso facilitaria, visto que com a conclusão da primeira fase de fibragem de 11 botes e com a previsão da conclusão da segunda fase de mais 16 botes não teremos mais necessidade de arrastar as embarcações”, assegurou Joaquim Carvalho.

A localidade de Praia Baixo realizou neste domingo, 04, o Festival de Peixe, que, para além da parte gastronómica e musical, a associação de pescadores foi beneficiada com uma embarcação de pesca de “grande porte”, que, segundo o presidente associativo, vão obter “muitos ganhos”, isto é, com a quantidade de peixe pescado poderão beneficiar mais de 20 peixeiras.

“Se conseguirmos peixes para 10 peixeiras, por exemplo, já numa outra volta colocaremos um outro grupo e vai se alternando e quanto aos pescadores também se numa semana cinco forem para o mar, já numa outra viagem vai outro grupo de pescadores, de forma que todos saem beneficiados", sublinhou.

Ainda no acto das celebrações do Dia Nacional do Pescador algumas peixeiras receberam arcas para a conservação do pescado.

OS/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
13-06-2024 19:49
13-06-2024 19:04