Santo Antão: Pratica de taqball em retrocesso três anos após ser implementado na Ribeira Grande e no Paul

23-05-2024 19:47

Ribeira Grande, 23 Mai (Inforpress) –  A pratica da modalidade taqball, que é uma mistura de algumas características do futsal, futebol de praia, futvolei e futmesa, está em retrocesso, três anos após ser implementado na Ribeira Grande e no Paul, em Santo Antão.

Em declarações à Inforpress, o presidente da Associação de Teqball da Região Norte de Santo Antão, Carlos Fonseca, recordou que a modalidade chegou na região norte de Santo Antão no primeiro trimestre de 2021, tendo o mesmo sido implementado no segundo trimestre do mesmo ano.

“Iniciamos bem, fizemos muita propaganda, formamos árbitros e teqer’s e, posteriormente, começamos a competir. Fizemos algumas actividades e fomos a São Vicente participar numa competição”, relembrou.

Depois da competição em São Vicente, Carlos Fonseca salientou que os teqer’s de Povoação, Ponta do Sol e Paul continuaram a competir entre si e a associação, em parceria com as escolas, começou a ensinar taqball aos alunos.

“Fizemos algumas actividades que foram custeadas pela edilidade ribeira-grandense e outras vezes nós da associação custeávamos as despesas. E por não termos um financiamento não conseguimos atingir o nosso objectivo que é de levar o taqball às outras localidades da nossa região”, explicou.

Conforme a mesma fonte, a Associação de Teqball da Região Norte de Santo Antão tentou, por “diversas vezes”, contactar a Federação Nacional de Teqball de Cabo Verde a fim de solicitar algum apoio financeiro de forma a continuar as suas actividades, mas “nunca” receberam qualquer feedback sobre o assunto.

“Por outro lado, o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) considerou que o presidente da Federação Nacional de Teqball de Cabo Verde era também presidente do Comité Paralímpico de Cabo Verde e não podia exercer as duas funções”, afirmou.

Posto isso, Carlos Fonseca disse que ficaram de realizar uma assembleia para eleger um novo presidente da Federação Nacional de Teqball Cabo Verde, mas até ao momento não foi possível.

“Penso que ainda nada está perdido e almejo que possamos a federação para podermos dar seguimento as nossas actividades. Trata-se de uma modalidade muito interessante e o nosso maior prazer é vê-lo a crescer a nível de Santo Antão e do país”, almejou.

O teqball foi inventado na Hungria em 2014 por dois entusiastas do futebol, Gábor Borsányi, antigo futebolista profissional, e Viktor Huszár, cientista computacional.

Em 2019, a modalidade deu os primeiros passos em Cabo Verde, nos Jogos Africanos de Praia, na ilha do Sal e no primeiro trimestre de 2021, chegou à ilha de Santo Antão tendo o mesmo sido implementado no segundo trimestre do mesmo ano.

LFS/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-06-2024 14:24
16-06-2024 14:05
16-06-2024 14:03
15-06-2024 22:01
16-06-2024 13:19