Santo Antão: Empresa produtora reafirma qualidade de água dessalinizada consumida na cidade do Porto Novo

22-02-2024 14:42

Porto Novo, 22 Fev (Inforpress) – A empresa Água do Porto Novo (APN), Santo Antão, reafirmou hoje a aposta na qualidade da água produzida para consumo humano neste município, tranquilizando os consumidores, que têm mostrado receios em relação à qualidade da água.

O representante da empresa no Porto Novo, Jailton Santos, disse à Inforpress que a APN tem produzido de acordo com os parâmetros exigidos em matéria de qualidade, que “até estão a ser reforçados”.

“Sempre apostamos na qualidade da água produzida, aliás, temos vindo a aumentar esta qualidade e garantimos que a água consumida na cidade do Porto Novo é de boa qualidade”, notou o técnico, tranquilizando os porto-novenses, muitos dos quais têm optado por consumir água de nascente auto-transportada a partir do interior do concelho.

Efectivamente, conforme constatou a Inforpress, tem sido cada vez mais crescente o número de famílias que tem optado por comprar água de nascente auto-transportada do interior do Porto Novo, alegando “falta de qualidade da água dessalinizada”.

Alguns consumidores abordados pela Inforpress avançaram que a água produzida pela APN chega às torneiras com uma cor branca, razão pela qual têm optado por adquirir água de nascentes transportada por particulares, por se mostrar “mais segura”.

Muitas famílias optam também por adquirir água engarrafada comercializada por uma empresa privada em Santo Antão.

Entretanto, o representante da APN explicou que a cor branca que água apresenta tem a ver tão-somente com a pressão e não com o problema de qualidade.

Jailton Santos garantiu à Inforpress que água que saí da empresa APN é “segura e de boa qualidade”, pelo que as pessoas devem consumi-la “sem receios”, mas admitiu que a rede de distribuição, “já obsoleta”, e a “falta de manutenção” dos reservatórios por parte das pessoas possam estar a interferir na qualidade do líquido precioso.

Trata-se de uma situação que a empresa APN não controla, já que a distribuição não é feita por esta empresa, mas sim pelo Serviço Autónomo de Água da Câmara Municipal do Porto Novo, explicou o responsável. 

A edilidade porto-novense informou que no quadro do programa de água e saneamento de Santo Antão, já na fase de implementação, a cidade do Porto Novo vai ser contemplada com uma nova rede de distribuição, que substituirá a actual já com mais de duas décadas de existência.

A empresa APN, que produz água dessalinizada neste município, desde 2007, é detentora do certificado de controlo de qualidade HACCP e o selo de qualidade ISO9001.

Nesses 16 anos, esta empresa, que dispõe de uma unidade de dessalinização com capacidade para mil metros cúbicos, já produziu quatro hectómetros cúbicos de água.

JM/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


21-06-2024 22:18
21-06-2024 20:26
21-06-2024 20:23
21-06-2024 20:12
21-06-2024 19:35