Santo Antão: Autarca tem “esperança” em que aeroporto será financiado pelo novo compacto do Millennium Challenge Account

02-03-2024 19:26

Porto Novo, 02 Mar (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, manifestou hoje a “esperança” de que o projecto do aeroporto de Santo Antão venha a ser financiado no âmbito do terceiro compacto do Millennium Challenge Account (MCA).

Aníbal Fonseca, que falava no final da sessão da Assembleia Municipal do Porto Novo, que teve lugar na Ribeira da Cruz, interior do município, disse não ter dúvidas de que Santo Antão vai ter o seu aeroporto, que vai ser construído no seu município.

Essa infra-estrutura aeroportuária poderá ser financiada no âmbito do novo compacto do MCA, que visa o reforço da conectividade do País, ou através de “outras janelas de financiamento”, pelo que se mostrou confiante na concretização deste “projecto estruturante” para Santo Antão.

O aeroporto, segundo Aníbal Fonseca, faz parte de um leque de “grandes infra-estruturas” de que Santo Antão precisa, destacando ainda a expansão do porto do Porto Novo “já com financiamento garantido”.

Em Setembro de 2023, durante a conferência internacional sobre o turismo de natureza em Santo Antão, o primeiro-ministro assegurou que o Governo está “empenhado” em dotar esta ilha do seu aeroporto, mas “nunca numa perspectiva de promover o turismo de massa” nesta região.

Ulisses Correia e Silva disse, na altura, que o Governo precisa ligar Santo Antão com o mundo, mas que a construção da infra-estrutura aeroportuária não deve levar à massificação do turismo na região, que deve sim apostar no segmento do turismo virado para a natureza.

Em relação à expansão do porto do Porto Novo, o Banco Europeu de Investimentos já deu as garantias ao Governo de que o financiamento para a expansão do porto será disponibilizado, informou em Janeiro o ministro do Mar, durante uma visita a Santo Antão.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Notícias Recentes


20-06-2024 14:52
20-06-2024 14:45
20-06-2024 14:42
20-06-2024 14:40
20-06-2024 14:33