Santo Antão: Artista plástico Nelson Neves afirma que transmite valores aos mais pequenos através da arte

28-02-2024 16:12

Ribeira Grande, 28 Fev (Inforpress) – O artista plástico cabo-verdiano, Nelson Neves, destacou hoje a importância de transmitir valores às gerações futuras através da arte, pois, segundo o mesmo, as crianças são o futuro de uma Nação e é responsabilidade colectiva prepará-las.

Em declarações à Inforpress, Nelson Neves explicou que está em Santo Antão para participar num evento sociocultural em Pinhão e Monte Joana, na Costa Leste do concelho da Ribeira Grande, que é realizado pela família Coutinho, emigrada há mais de 40 anos na Europa.

Durante três dias, a partir de desta quarta-feira, 28, o artista vai ministrar um workshop de pintura na escola de Pinhão.

“Durante estes três dias, eu e as crianças que foram seleccionadas vamos divertir, porque como costumo dizer, não sou professor e sim um amante da arte. Gosto de ensinar o que aprendi lá fora e tento transmitir certos valores como tolerância, respeito e incentivar a proteger o meio ambiente”, salientou.

Segundo Nelson Neves, durante o workshop as crianças vão inspirar-se nas suas zonas, Pinhão e Monte Joana, para fazerem os traços com lápis e, no final, o artista irá ajudá-los a colorir o desenho que tinta guache.

Um momento que Nelson Neves considerou “diferente” pois, conforme disse, as crianças vão “esboçar” as suas zonas através da arte.

Por sua vez, Pedro Coutinho, mentor do projecto “Inspiração Pinhão”, disse que nesta segunda fase do projecto decidiram incluir, também, a zona de Monte Joana.

“No sábado, 02, iremos expor os trabalhos realizados pelas crianças. Este projecto é uma forma de valorizar as crianças de Pinhão e Monte Joana, e também de chamar a atenção das pessoas destas localidades a criarem um projecto mais forte”, pontuou.

Além da exposição, serão entregues alguns kits com materiais escolares aos alunos e também materiais à escola que, segundo Pedro Coutinho, irão valorizar ainda mais aquela infra-estrutura.

Este evento conta com o apoio da Federação das Associações Cabo-verdianas do Luxemburgo e da Associação de Pais de Alunos da Escola Primária de Pétange (Lux).

LFS/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12
16-06-2024 16:03
16-06-2024 15:47
16-06-2024 14:57