Santiago Norte: Profissionais de Saúde em formação sobre atendimento de doentes com trauma e politraumatizados

15-02-2024 14:08

Assomada, 15 Fev (Inforpress) – A Região Sanitária Santiago Norte (RSSN) realiza de hoje a sexta-feira, 16, uma acção de formação sobre o atendimento dos doentes com trauma e politraumatizados, destinada aos profissionais de saúde que trabalham nas urgências das estruturas de saúde.

A acção formativa, que vai decorrer na sala de reuniões do Gabinete Técnico da RSSN, em Achada Falcão (Santa Catarina), conta com um total de 30 enfermeiros e médicos do hospital regional e dos centros de saúde dos seis concelhos que compõem a região – Santa Cruz, São Miguel, Tarrafal, Santa Catarina, São Salvador do Mundo e São Lourenço dos Órgãos.

“O objectivo é reforçar a capacidade técnica dos nossos médicos e enfermeiros sobre atendimento dos doentes politraumatizados, para que possam adquirir conhecimentos sobre o processo de encaminhamento desses pacientes para hospital de referência, Hospital Agostinho Neto, na Praia”, disse o director da RSSN, João Baptista Semedo.

Este responsável de Saúde, que falava à imprensa à margem da formação, disse que tendo em conta a orografia da região, sobretudo por ser montanhosa, a qualquer momento pode dar entrada num serviço de urgência pacientes com politraumatismos, quer por causa de uma queda de montanha ou precipício, ou ainda de acidentes de viação, pela existência de “grande fluxo” de viaturas.

Daí, considerou importante esta acção formativa, para que estes profissionais de saúde possam lidar com casos do tipo nos centros de saúde e no hospital regional, e ainda para que possam estar num nível técnico cada vez mais elevado para que se possa evitar uma possível “má abordagem” de um doente politraumatizado que poderá precisar de um atendimento especializado e com maior qualidade.

Por isso, acredita que após a esta formação na vertente prática e teórica estes profissionais de saúde vão estar à altura em caso de situação de um paciente com traumatismo ou politraumatismo graves.

Durante a acção formativa serão abordadas conceito de politraumatizado, manejo inicial de politraumatizado, abordagem e avaliação primária, secundária e terciária, manejo da via aérea no trauma, traumatismo torácico, traumatismo abdominal e pélvico, traumatismo crânio-encefálico, traumatismo dos membros superiores e inferiores, traumatismo raquimedular e imobilização e transporte dos doentes com trauma.

FM/AA

Inforpress/Fim

 

Notícias Recentes


20-06-2024 8:09
20-06-2024 8:02
20-06-2024 7:55
19-06-2024 22:59
19-06-2024 22:48