Santiago Norte: Dia Nacional do Pescador assinalado com várias actividades dedicadas aos homens do mar

04-02-2024 17:00

Assomada, 04 Fev (Inforpress) – Três dos quatro municípios que têm a pesca como actividade, nomeadamente Santa Catarina, São Miguel e Santa Cruz comemoram o Dia Nacional do Pescador, assinalado anualmente a 05 de Fevereiro, com várias actividades dedicadas aos homens do Mar.

No município de Santa Catarina, as comemorações do Dia do Pescador Cabo-verdiano sob o lema “com os pescadores, pelo desenvolvimento da economia azul”, arrancaram no dia 02, com uma feira de saúde, e culminam esta segunda-feira, 05.

No sábado, 03, arrancou a feira de gastronomia do mar, que termina hoje por volta das 22:00.

Já para este domingo, consta da programação uma campanha de limpeza, que tem como alvo ribeiras e beira mar, final do torneio de futsal, e o dia termina com animação cultural, na Rua di Praça, com Deejay (DJ), batucadeiras Brianda do Norte e Talentos Locais.

O ponto alto das comemorações do Dia Nacional do Pescador será a promoção de palestras subordinadas ao tema “conservação dos oceanos e educação financeira”, tendo como orador Silvino Robalo, “transformação de pescado e conserva”, com Geraldo Rocha, e “Cogestão do pescado”, com Emílio Sanches, no Espaço Jovem local.

Ainda conforme uma nota da edilidade santa-catarinense, no quadro das actividades, a autarquia tem previsto apresentação de programas direccionadas a pescadores e peixeiras, sob a responsabilidade da Pró-Empresa.

No mesmo dia ainda estão agendadas provas de natação masculina e feminina, além da corrida de botes seguido do tradicional almoço popular. À tarde tem lugar a entrega dos prémios.

As actividades comemorativas da data instituída “para prestar a justa homenagem aos homens e mulheres que têm dedicado a sua vida ao mar, e honrar todo o trabalho que desenvolveram em prol do desenvolvimento de Cabo Verde”, culminam com a habitual animação cultural, na Rua di Praça, com DJ, batucadeiras Estrela do Mar, talentos locais e Benvindo e Nola.

Já em Santa Cruz, a edilidade em parceria com a Associação dos Pescadores e Peixeiras (MORA-POLAR) tem em curso desde 26 de Janeiro um conjunto de actividades com destaque para formação em primeiros socorros e suporte básico de vida, jogos de mesa (carta, oril e dama), feira de saúde comunitária, concurso de ideia sobre inovação da pesca, palestra de educação financeira, conversa aberta sobre vida do pescador.

A efeméride celebrada a nível nacional, culmina esta segunda-feira,05, com celebração da missa dos pescadores e passeata de bote.

No município de São Miguel, as actividades comemorativas arrancaram sábado, 03, com limpeza do largo pós construção do mercadinho, animação cultural, abertura oficial da feira “delícias do mar”, corrida de bote e animação musical, com Pedro e banda.

Para hoje, consta da programação actividades como natação, no Porto da Calheta, segundo e último dia da feira “delícias do mar” e animação musical, com Djacy Silva e banda.

As actividades comemorativas da efeméride prosseguem esta segunda-feira, 05, com celebração da missa, inauguração do mercadinho, entregas de três botes reabilitados, de malas térmicas aos pescadores e de bicicletas ambulantes aos peixeiros.

E culminam com um almoço-convívio e ao som do fenómeno “cotxhi pó”.

Em relação ao município do Tarrafal até o momento não anunciou nenhuma actividade para assinalar o Dia Nacional do Pescador, que está instituído por resolução do Conselho de Ministros desde 24 de Fevereiro de 2003.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


15-06-2024 22:18
15-06-2024 22:13
15-06-2024 21:40
15-06-2024 22:01
15-06-2024 21:52