Santiago Norte: Deputados do MpD destacam investimento em projecto de abastecimento de água para agricultura em Santa Cruz (c/áudio)

02-02-2024 20:29

Pedra Badejo, 02 Fev (Inforpress) – Os deputados do MpD por Santiago Norte destacaram hoje o investimento de mais de um milhão de contos em projecto de abastecimento de água para agricultura em Santa Cruz, que beneficia ainda São Lourenço dos Órgãos.

Em declarações à Inforpress, a porta-voz dos parlamentares, Carmem Martins, disse que a visita, iniciada quarta-feira pelo município de São

Lourenço dos Órgãos, seguido de São Miguel e que terminou hoje em Santa Cruz, ocorre no âmbito da preparação do debate com a ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva.

“Com o Programa de Mobilização de Água para Agricultura (PMAA) vamos ter mais disponibilização de água, sobretudo, para a agricultura. Para nós esta é uma obra de grande envergadura e que vai ao encontro daquilo que são as necessidades da região e da sua população”, congratulou-se a deputada, que esteve acompanhada de outros deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Santiago Norte.

A dessalinizadora instalada em Achada Ponta, no município de Santa Cruz, no âmbito do PMAA, segundo adiantou, produzirá água dessalinizada para fins agrícolas e beneficiará a bacia hidrográfica da Ribeira Seca, abrangendo as áreas agrícolas irrigadas e potencialmente irrigáveis nos municípios de Santa Cruz e de São Lourenço dos Órgãos.

Para além dessa infra-estrutura de abastecimento de água, que vai estar concluída e inaugurada ainda este ano, os deputados do MpD destacaram ainda a retoma da primeira fase das obras de construção da estrada Salto/São Cristóvão e Ribeira Seca.

Em relação ao município de São Lourenço dos Órgãos, Carmem Martins destacou as obras de requalificação de São Jorge, que incluem ainda reabilitação da estrada que dá acesso ao Jardim Botânico, obras de asfaltagem da estrada que se estende de Ramal até a localidade de Longueira, cujos projectos fazem parte do Programa Operacional do Turismo (POT) e do Programa de Valorização das Aldeias Rurais.

Estas obras, financiadas pelo Governo, através do Ministério da Agricultura e ambiente e Ministério do Turismo e Transportes, segundo a parlamentar algumas já estão em curso e outras vão arrancar nos próximos dias.

Em São Miguel, a deputada diz ter constatado auto-estima das pessoas, sustentando que o grupo viu requalificação urbana e ambiental em várias localidades e reabilitação de casas, tendo anunciado a instalação de uma dessalinizadora em Calhetona, prevista no Orçamento de Estado para 2024.

“Todas as obras que o Governo tem feito na região Santiago Norte são para criar oportunidades e emprego para as pessoas”, assegurou Carmem Martins.

Na ocasião, os deputados do MpD para Santiago Norte congratularam-se com o lançamento do Projecto Melhoria da Conectividade e Requalificação Urbana, orçado em 40 milhões de dólares, que vai beneficiar os municípios de Santa Catarina, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos e São Miguel.

“O MpD não trabalha para eleições, mas, sim para as pessoas e com as pessoas, por acreditar nas pessoas e na dignidade da pessoa humana”, aclarou, contrariando as afirmações dos deputados do PAICV eleitos por Santiago Norte que quinta-feira, 01, classificaram o lançamento de um conjunto de obras nos municípios geridos pelo MpD de “eleitoralista”.

Por fim, lembrou aos deputados do PAICV que o Governo liderado por MpD só está a executar muitas obras agora não por ser ano de eleições, mas, sim porque a maioria são obras que tinham financiamento no tempo de PAICV, cuja verba foi desviada.

FM/JMV
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


21-06-2024 22:18
21-06-2024 20:26
21-06-2024 20:23
21-06-2024 20:12
21-06-2024 19:35