Santiago: Corporações de Bombeiros recebem formação em Técnicas de Salvamento Rodoviário envolvendo veículos eléctricos

19-02-2024 12:03

Cidade da Praia, 19 Fev (Inforpress) - As corporações de Bombeiros da ilha de Santiago iniciaram hoje uma formação em Técnicas de Salvamento Rodoviário, envolvendo veículos eléctricos com o objectivo de proceder ao salvamento em segurança de vítimas de acidentes em veículos eléctricos.

A acção de formação, que conta com a participação de 16 bombeiros da ilha de Santiago e com a duração de dois dias, centra-se em capacitar esses profissionais com aspectos teóricos e práticos do manuseio de veículos eléctricos, desde a compreensão das particularidades dos sistemas de proporção eléctrica e à componente prática, referiu o presidente da Protecção Civil e Bombeiros, Domingos Tavares.

“O nosso objectivo é capacitá-los com conhecimentos teóricos e práticos privilegiando o saber fazer que lhes permite em equipa proceder ao salvamento em segurança de vítimas em cenário de acidentes envolvendo veículos eléctricos”, disse.

Com foco em tecnologias mais sustentáveis, o sector de veículos eléctricos “desempenha um papel importante”, mostrando um compromisso com a sustentabilidade e com soluções mais ecológicas na mobilidade, assegurou o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, ao fazer a abertura da formação.

“Esta formação é de extrema importância devido ao crescimento de veículos eléctricos em circulação, pelo que se torna necessário dotar a corporação de conhecimentos dos sistemas de veículos eléctricos para que em caso de acidente, possam garantir a segurança dos ocupantes a actuar rapidamente na prestação dos primeiros socorros”.

Segundo Paulo Rocha, o foco será não apenas em “maximizar a eficiência”, mas também em garantir que cada formando saiba como lidar com situações de emergência e estar ciente das melhores práticas de segurança.

Conforme o ministro, o objectivo é capacitar os serviços de Protecção Civil e Bombeiros a nível nacional com conhecimentos teóricos e práticos para procedimentos de salvamento e resgate em segurança envolvendo veículos eléctricos.

Pelo que esta primeira fase de formação está sendo ministrada nas ilhas de Santiago e Sal, ilhas que, segundo o mesmo, neste momento têm maior número de veículos eléctricos já em circulação.

De acordo com as metas do Governo, o programa nacional de sustentabilidade energética materializa as orientações definidas no plano estratégico de desenvolvimento sustentável em matéria de energia e tem como objectivo fazer a transição para um sector energético seguro, eficiente e sustentável sem dependência de combustíveis fósseis, garantindo o acesso universal e a segurança energética.

OS/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-06-2024 19:52
19-06-2024 19:42
19-06-2024 19:30
19-06-2024 19:17
19-06-2024 19:02