Santa Catarina: Presidente da Câmara de Cadaval inicia visita ao município com entrega de autocarro escolar (c/áudio)

02-04-2024 20:55

Assomada, 02 Abr (Inforpress) - O presidente da Câmara Municipal de Cadaval (Portugal) iniciou hoje uma visita de três dias ao município de Santa Catarina com a entrega oficial de um autocarro que vai ser colocado ao serviço do transporte escolar.

José Bernardo Soares, se encontra em Santa Catarina, município do interior de Santiago, acompanhado de empresários que estão a analisar possibilidades de investimentos, com foco nas áreas do transporte, agricultura, saúde e saneamento.

Relativamente ao autocarro, o autarca disse, em declarações à imprensa, que este acto de entrega advém de um projecto de geminação de intercâmbio entre Cadaval e Santa Catarina, explicando que a população escolar do seu município nos últimos 20 anos reduziu cerca de 50 por cento (%).

Sendo assim, reforçou que como tinham o autocarro em “perfeitas condições”, decidiram doar ao município de Santa Catarina, no sentido de ajudar a colmatar a dificuldade que se tem no que tange ao transporte escolar.

“Facilitar o acesso à educação aos jovens, é uma forma de equilibrar socialmente a sociedade”, considerou o edil de Cadaval, realçando que a edil santacatarinense “pretende criar às famílias condições para que independentemente do estatuto socioeconómico os seus filhos tenham uma educação ao pé da igualdade”.

José Bernardo Soares, sublinhou ainda que os municípios do Cadaval e de Santa Catarina, têm várias características em comum, e pode ter algumas necessidades que o município pode ajudar Santa Catarina e vice-versa.

Por seu lado, a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, explicou que este autocarro vai, sobretudo, dar resposta à questão do transporte escolar, salientando que a câmara tem essa responsabilidade, e como não tem viaturas suficientes, tem de recorrer a empresas privadas ou pessoas individuais para prestar esse serviço de transporte escolar suportado pelos cofres da autarquia.

“Neste momento, o que estamos a fazer é criar a nossa rota de transportes que vai servir aos alunos, nomeadamente nos dias da semana e também servir os grupos culturais e desportivos nos finais de semana”, explicou.

Segundo a autarca, o objectivo principal é reforçar o transporte escolar, que considera “estar num bom caminho” no município, com intuito de ‘empoderar’ as famílias e dar melhores condições de vida aos estudantes que usam as estradas e os carros todos os dias para terem acesso à educação.

“O nosso desafio não acaba. Vamos continuar também, sobretudo nesta questão de reforçar as parcerias, os acordos de cooperação descentralizada, geminações que não têm necessariamente a ver com doações, mas que também tem muito a ver com as trocas de experiências e intercâmbios(..)”, finalizou.

A delegação deste município do Distrito de Lisboa permanece em Santa Catarina até o dia 04 de Abril, com um leque de actividades e visitas na agenda, tendo iniciado esta manhã com uma recepção nos Paços do Concelho, seguido de uma visita ao Centro de Acolhimento e Integração Social (CAIS) e a entrega da viatura.

Para os próximos dias, serão realizadas reuniões com a equipa camarária local, visita ao Centro Cultural Norberto Tavares, encontro com agricultores de Boa Entrada, visita às sete Maravilhas de Santa Catarina, entre outras actividades.

MC/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-04-2024 23:26
19-04-2024 22:50
19-04-2024 22:41
19-04-2024 22:36
19-04-2024 21:23