Santa Catarina: Presidente da câmara acredita que projectos a serem implementados vão alavancar a pesca em Rincão e Ribeira da Barca (c/áudio)

05-02-2024 19:23

Assomada, 05 Fev (Inforpress) - A presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina disse hoje acreditar que os projectos a serem implementados este ano em Rincão e Ribeira da Barca vão alavancar o sector da pesca nessas duas vilas piscatórias.

“O Governo e a câmara têm uma série de projectos para alavancar o sector da pesca que vai desde a construção e fibragem das embarcações. Neste momento, tanto Rincão como Ribeira da Barca vão sofrer positivamente transformações”, disse Jassira Monteiro à imprensa, em Ribeira da Barca, à margem das actividades comemorativas ao Dia Nacional do Pescador, assinalado anualmente, 05 de Fevereiro.

Para Ribeira da Barca, apontou a construção de cais de pesca e a recuperação da Unidade de Transformação e Agregação do Valor do Pescado (UTAV), que está a ser gerida pela empresa espanhola Anine, que tem um protocolo com o Governo desde 2014.

A UTAV foi inaugurada em 2012, entrou em funcionamento no mês de Abril de 2014.

Esta reactivação, segundo Jassira Monteiro, vai permitir que o pescado seja ali tratado e conservado e futuro escoamento, e se tal acontecer, acredita, além de trazer melhoria para o sector do pescado, vai, igualmente, garantir mão-de-obra.

Para além destas infra-estruturas, que vão potencializar e alavancar o sector marítimo na Ribeira da Barca e transformá-la num pólo turismo “muito forte” e com grande potencialidade, notou que esta comunidade tem tido uma “atenção especial” da câmara em relação à adução de água, reabilitação de casa e construção de casas de banho.

“Mas, à volta disso está todo uma série de projectos que vão colmatar e alavancar este sector. Prova disso é que já temos o concurso lançado para asfaltagem da estrada Volta do Monte/Ribeira da Barca”, disse, adiantando que a estrada vai potencializar o escoamento dos produtos e ainda garantir mais e melhor segurança no pescado.

Já para a vila piscatória de Rincão, cuja obra de reabilitação da orla marítima foi retomada e que vai receber obras de requalificação urbana e ambiental dentro dos bairros, garantiu que o espaço existente de conservação do pescado denominado fábrica vai ser reabilitado e transformado em Casa do Pescador, num investimento de mais de 19 mil contos, devendo a empreitada arrancar este ano.

“Os pescadores têm motivos para celebrar esta data alusiva ao pescador e toda a actividade que está à volta da pesca e economia, e têm motivos, porque esta é uma data muito importante para reivindicarem também tudo aquilo que são os desafios dentro da área do pescado”, defendeu a autarca.

Desde o dia 02, que a vila piscatória de Ribeira da Barca vem sendo palco que actividades culturais e desportivas, feira de saúde, feira gastronomia, palestras e momentos de convívio, programadas pela edilidade santa-catarinense para comemorar o Dia Nacional do Pescador.

FM/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


15-06-2024 22:18
15-06-2024 22:13
15-06-2024 21:40
15-06-2024 22:01
15-06-2024 21:52