Santa Catarina: Pescadores de Ribeira da Barca beneficiam de motores fora de bordo

23-02-2024 22:10

Assomada, 23 Fev (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Catarina (Santiago) entregou hoje nove motores fora de bordo aos pescadores da vila de Ribeira da Barca, visando dotá-los de meios necessários para que possam ir ao mar em “melhores condições”.

A entrega desses equipamentos de pesca, resultante da celebração de um contrato-programa entre a Direcção-geral dos Recursos Marinhos e a Câmara Municipal de Santa Catarina, cujo custo dos motores foi suportado pelo Governo e pela câmara, 60 por cento (%), bem como pelos pescadores (40%), foi presidida pela presidente da câmara, Jassira Monteiro.

A autarca, que lembrou que este processo de aquisição de motores de popa demorou “muito tempo”, assegurou que esta entrega se traduz naquilo que foi o seu compromisso no passado dia 05 de Fevereiro, Dia Nacional do Pescador, para com os pescadores e peixeiras de Ribeira da Barca.

Para ela, a “satisfação maior” é ver que o problema já está resolvido, e que os pescadores estão contentes por terem melhores condições para que possam ir ao mar em melhores condições e que as peixeiras vão ter pescados em melhores condições de conservação.

“A pesca em Ribeira da Barca vai mudar a partir de hoje com a entrega desses nove motores, tendo em conta que a partir de hoje temos nove botes que vão funcionar em melhores condições, nove botes que vão empregar mais mão-de-obra e mais pescados. E com tudo isto estamos a falar do desenvolvimento de Ribeira da Barca e Santa Catarina, obviamente”, defendeu.

Além da entrega desses motores, Jassira Monteiro comprometeu-se em continuar a investir na reabilitação de casas, na educação e no desenvolvimento social e económico de Ribeira da Barca.

José Furtado Gonçalves, que em nome dos demais pescadores beneficiários, lembrou que este processo demorou praticamente quatro anos, mostrou-se contente com a aquisição desse equipamento de pesca, onde comparticipou com 145 mil escudos.

Os nove beneficiários pediram as autoridades para também ajudar outros pescadores na aquisição desse equipamento de pesca, para que seja implementado o projecto de fibragem das embarcações e instalação de posto de combustível naquela vila piscatória.

A este propósito, Jassira Monteiro avançou que a câmara que lidera se encontra em constante diálogo com o ministro do Mar, Abraão Vicente, e que nos próximos dias vão anunciar o arranque da fibragem das embarcações.

FM/JMV
Inforpress/Fim
 

Notícias Recentes


15-06-2024 22:18
15-06-2024 22:13
15-06-2024 21:40
15-06-2024 22:01
15-06-2024 21:52