Santa Catarina: Governo pede engajamento de todos para que Cidade Capital da Juventude em Assomada seja a maior de sempre

03-02-2024 15:19

Assomada, 03 Fev (Inforpress) – O Governo pediu hoje o engajamento de todos, sobretudo dos jovens, para que a iniciativa Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude (CCCJ) 2024 em Assomada, no município de Santa Catarina, em Santiago Norte, seja a maior de sempre.

O apelo foi feito pelo ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, que falava hoje no acto da apresentação oficial dessa iniciativa governamental, informando que Assomada será durante este ano o centro daquilo que são as actividades que o Governo vai realizar a nível da Juventude.

“Queremos sim, ser a maior Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude de sempre, mas isso requer muito engajamento, muito trabalho, participação da câmara municipal e toda a sociedade civil e juvenil”, defendeu, destacando o sucesso deste evento criado pelo Governo, em 2019.

O governante, que espera contar com todos para que a iniciativa CCCJ 2024 em Assomada à semelhança das demais atinja os objectivos, destacou ainda a descentralização da mesma que já esteve no Mindelo, São Vicente (2019), Tarrafal, ilha de Santiago (2020), Ribeira Brava, São Nicolau (2021), Porto Inglês, Maio (2022), Porto Novo, Santo Antão (2023), e em 2024 Assomada, Santa Catarina.

Por outro lado, adiantou que o Governo, quer com este evento coordenado pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e que conta com apoio técnico e financeiro do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA, mais do que projectar Assomada na sua região, Santiago Norte, na sua ilha, Santiago, e no seu país, Cabo Verde, quer igualmente projectá-lo no continente africano.

Nesse sentido, fez saber que durante as várias iniciativas de formação que vão decorrer durante o ano, além de discutir temáticas da juventude, associativismo juvenil, liderança e desporto, vão igualmente debater temas do desafio e desenvolvimento de Cabo Verde e do continente africano.

Para tal, adiantou que vão trazer “players importantes” nacionais e internacionais, sobretudo do continente africano, para discutirem estes temas com a juventude de Assomada, de Santiago Norte, da ilha de Santiago e de Cabo Verde, que vão reunir no fórum, que marca o fim desta iniciativa.

No acto intervieram ainda o representante do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA em Cabo Verde, David Matern, e a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro.

David Matern, que considerou o evento um “marco importante” para juventude de Santa Catarina, ilha de Santiago e de Cabo Verde, felicitou o Governo pelo “forte empenho” em descentralizar a iniciativa CCCJ para vários municípios, para quem testemunha a política do Governo em fomentar o desenvolvimento local e dar vez e voz a todos os jovens.

O responsável aproveitou ainda para reiterar o compromisso do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA em continuar junto do Governo, através do IDJ na implementação do Programa Youth Connect Cabo Verde.

A autarca santa-catarinense, por seu lado, lembrou que acolheu com contentamento a escolha do município para ser a CCCJ de Santiago Norte, da ilha de Santiago e de Cabo Verde, anotando que esta mais uma acção do Governo prova que 2024 será o ano dos jovens de Assomada e de Santa Catarina.

“Hoje é primeiro passo para colocarmos jovens de Assomada e de Santa Catarina na mira da Nação cabo-verdiana, mas também internacionalmente”, declarou, pedindo aos jovens para aproveitarem este evento para colocarem tudo aquilo que é o desafio da juventude em cima da mesa e para que seja discutida de forma transversal.

Nesse sentido, pediu aos jovens santa-catarinense que quer que sejam um actor social na sua comunidade, município e país, para participarem de forma activa e massiva neste evento, que notou, não vai ficar só no centro da cidade de Assomada, mas sim vai ser levado a todas as localidades desse município santiaguense.

Na ocasião, foi dado o testemunho da CCCJ 2023 e passagem da bandeira da cidade do Porto Novo, Santo Antão, para cidade de Assomada, Santa Catarina, e foi realizada uma aula aeróbica com MexiMexê, demonstração de karaté e animação musical com artistas locais.

FM/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 14:52
20-06-2024 14:45
20-06-2024 14:42
20-06-2024 14:40
20-06-2024 14:33