Santa Catarina do Fogo: USB de Chã das Caldeiras inaugurada em Março - autarca

26-02-2024 12:50

São Filipe, 26 Fev (Inforpress) – A Unidade Sanitária de Base (USB) da localidade de Chã das Caldeiras, destinada a prestação de cuidados aos residentes e turistas que demandam este povoado, vai ser inaugurada no decurso de Março, disse o edil Alberto Nunes.

A obras desta infra-estrutura sanitária, cofinanciada pela câmara de Santa Catarina do Fogo, através do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo em parceria com a Associação Nôs Ku Nhôs, estão concluídas, faltando apenas o seu equipamento para entrar em funcionamento.

“As obras foram concluídas e agora estamos na fase de aquisição dos equipamentos e prevemos a sua inauguração no decurso do mês de Março”, disse Alberto Nunes, acrescentando que o processo de ligação de energia eléctrica vai acontecer nos próximos dias.

O autarca santa-catarinense disse ainda que a câmara tem em mãos a lista dos equipamentos e materiais disponibilizada pela estrutura de Saúde e que já tem facturas proformas de três empresas e que vai avançar com aquisição dos equipamentos e materiais num valor de 20 mil euros.

Ao todo, explicitou que a edilidade de Santa Catarina do Fogo vai entrar com 50 mil euros, sendo 30 para a construção e 20 para equipamentos e a Associação com 20 mil euros para a construção.

A antiga USB de Chã das Caldeiras que foi reabilitada e transformada num posto de saúde foi “engolida” pelas lavas da erupção vulcânica de Novembro de 2014.

O Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo, além de cofinanciar a construção da USB de Chã das Caldeiras, disponibilizou há dois anos a aquisição de uma ambulância nova, equipada e preparada para a realidade do município de Santa Catarina do Fogo, dotando o município de equipamento preparado para o turismo, com destaque para Chã das Caldeiras, o principal ponto turístico de Santa Catarina e da ilha.

Além da USB, a localidade de Chã das Caldeiras vai ganhar uma placa desportiva, dez anos após a destruição da existente pela erupção de 2014.

Na semana passada a vereadora pela área das Infraestruturas da câmara de Santa Catarina do Fogo, Adileusa Montrond, e técnicos do Gabinete Técnico realizaram uma visita técnica ao local onde será construída a placa desportiva, tendo convidado quatro empresas locais a participarem do concurso restrito para selecção da empresa para a sua construção.

O edil de Santa Catarina avançou que além de Chã das Caldeiras outras três comunidades do município vão ter placas desportivas este ano, nomeadamente Tinteira, Mãe Joana e Monte Vermelho, sublinhando que em Tinteira a câmara já dispõe de terreno e que na terça-feira vai estar em Mãe Joana e Monte Vermelho para negociar os terrenos para as placas desportivas dessas comunidades.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
14-06-2024 8:00
13-06-2024 19:49