Santa Catarina do Fogo: Dia Internacional da Mulher assinalado com conversa aberta sobre direito da mulher

06-03-2024 14:35

São Filipe, 06 Mar (Inforpress) – O Dia Internacional da Mulher, 08 de Março, é assinalado no município de Santa Catarina do Fogo com a realização de uma conversa aberta com as mulheres sobre os seus direitos e deveres.

A conversa é promovida pela câmara de Santa Catarina do Fogo e Instituto Cabo-verdiano da Igualdade e Equidade do Género (ICIEG) e, segundo a ponto focal deste instituto para os municípios de São Filipe e Santa Catarina, Safia Lopes, a intenção é desmistificar e esclarecer alguns mitos e tabus que existem em relação aos direitos das mulheres.

A conversa aberta contará com três oradores, nomeadamente a responsável da ICIEG, Safia Lopes, que vai abordar tópicos relacionados com tipos de violência, a comandante da Esquadra da Polícia Nacional de Santa Catarina, Ivanilda Gonçalves, que abordará aspectos relacionados com a importância das denúncias e como a instituição policial pode ajudar as mulheres vítimas de violência, enquanto o jurista Nilton Nunes vai debruçar sobre direitos e deveres das mulheres.

Safia Lopes disse que ainda existem alguns tabus em relação a questões relacionadas com direitos das mulheres, nomeadamente o receio de deixar as casas, mesmo em situação de agressão, para não perderem tudo a que tem direito, além de outros mitos relacionados com direitos e deveres das mulheres.

Segundo a ponto focal do ICIEG, às vezes as mulheres sequer reconhecem quando estão a ser agredidas, porque, explicitou, muitas pensam que há apenas a violência física e que devem ficar quietas e não denunciar situações que precisam ser desmistificadas.

Para a conversa aberta, os promotores estão a convidar as mulheres que trabalham nas instituições com sede em Santa Catarina, nas escolas e nas comunidades, esperando por isso uma boa participação neste evento.

Além da conversa aberta com as mulheres de Santa Catarina, no decorrer de Março, mês da mulher, o ICIEG tem programado outras actividades, nomeadamente no município de São Filipe por ocasião do dia da mulher cabo-verdiana que se celebra a 27 de Março.

Ainda no município de Santa Catarina, a câmara municipal vai promover, de 08 a 27 de Março, um torneio de futsal feminino com participação de equipas de quatro localidades do município, nomeadamente Cabeça Fundão, Achada Furna, Tinteira e Maria da Cruz.

JR/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12
16-06-2024 16:03
16-06-2024 15:47
16-06-2024 14:57