Santa Catarina do Fogo: Casa do pescador da Baía de Fajã será adjudicada à empresa Construção Irmãos Miranda – Alberto Nunes

07-02-2024 10:43

São Filipe, 07 Fev (Inforpress) – As obras da construção de 12 casas de pescadores na Baía de Fajã, município de Santa Catarina do Fogo, vão ser adjudicadas à empresa de construção civil “Construção Irmãos Miranda”.

O edil de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes disse hoje à Inforpress que a edilidade tinha convidado quatro empresas locais para participar do concurso restrito para execução das obras da casa do pescador da Baía de Fajã e que a empresa Construção Irmãos Miranda foi a que apresentou a proposta economicamente mais vantajosa e foi seleccionada pelo júri do concurso para a sua realização.

A construção das 12 casas para os pescadores que utilizam o porto de pesca da Baía de Fajã representa um investimento de pouco mais de 7.635 contos, valor apresentado pela empresa vencedora.

A construção da Casa do Pescador de Fajã enquadra-se no projecto “3Baias” que visa criar infraestruturas de apoio à pesca nas baías de Alcatraz, Fajã e Forapó. A baía de Alcatraz já foi contemplada com a primeira fase do projecto e vai-se avançar com a segunda fase, seguindo depois a construção das infra-estruturas de Fajã e posteriormente de Forapó, segundo o edil.

Quanto à baía piscatória e turística de Alcatraz o projecto contempla a construção de um arrastadouro e abrigo para embarcações de pescas, duas piscinas, lanchonete, área de lazer e espaço arborizado, assim como a casa dos pescadores, a reabilitação da estrada que liga Monte Vermelho a esta baía, rede de adução de água.

Para facilitar o acesso à baía de Alcatraz, quer dos pescadores como dos turistas, foi reabilitada a escadaria com a requalificação de centenas de escadas com introdução de sistema de segurança e espaço para repouso.

Quanto ao projecto da Casa do Pescador da Baía de Fajã a sua implementação será financiada pelo Governo, através do Fundo da Sustentabilidade Social para o Turismo e o Fundo Autónomo das Pescas e pela câmara de Santa Catarina do Fogo.

Hoje a câmara de Santa Catarina celebra um contrato com uma empresa local para reabilitação do troço de estrada de Fajã a Alcatraz no quadro do programa financiado pelo Fundo Nacional de Emergência na sequência da declaração do estado de calamidade nos municípios de São Filipe, Santa Catarina do Fogo e Brava.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 8:09
20-06-2024 8:02
20-06-2024 7:55
19-06-2024 22:59
19-06-2024 22:48