Sal/Dia da Matemática: Professor da área diz que “há um mito criado desde cedo em torno das exactas”

14-03-2024 1:48

Espargos, 14 Mar (Inforpress)- O professor de Matemática da Escola Básica e Secundária Olavo Moniz (EBSOM) no Sal Fabrício Freitas notou que há um mito criado desde cedo em torno das ciências exactas que não deixa desmistificar e procurar novos olhares à disciplina.

Conforme Freitas, numa entrevista à Inforpress, para falar da data dedicada aos números, a Matemática está em tudo e não deve ser vista como um “bicho de sete cabeças” como normalmente é tachado.

“A Matemática, de um modo geral, é uma das disciplinas mais importantes no meio académico, tanto que dentro da escola, a Matemática e a língua portuguesa são os únicos que são prestados provas a nível nacional, mas também no panorama internacional pela dinâmica que ela promove dentro do conhecimento dos números básicos para que cada ser humano consiga fazer os seus cálculos”, salientou o professor.

“Há um mito criado nas pessoas desde muito cedo, que acaba por criar essa barreira nos alunos e os impede de assimilarem a Matemática, mas sabemos que existem várias formas de conhecimento, cada um com a sua forma de assimilar e de raciocinar”, explicou.

Conforme a mesma fonte, a Matemática é um raciocínio lógico, mas o conteúdo das escolas e como é transmitido é que muitas vezes pode causar algumas dificuldades nos alunos.

Fabricio Freitas defende que para vencer os medos e tabus envolvidos é necessária a habilidade dos profissionais com a missão de revelá-la ao público em geral.

“Quando o aluno é estimulado e levado a ver a Matemática de um modo diferente e como um modo simples de raciocinar consegue sim aprender e quebrar os tabus em volta desta matéria”, acrescentou.

“Temos que entender que a Matemática está em tudo e tudo está na Matemática. A forma como resolvemos os cálculos, as mudanças tecnológicas, o código binário, o algoritmo é tudo o que é feito é baseado em números”, observou.

Desse modo, ainda conforme a mesma fonte, o que faz o sucesso da aprendizagem dessa disciplina é a forma pedagógica com que os professores lidam com os alunos para fazer nascer neles o gosto pela Matemática de forma espontânea.

O professor concluiu apelando a todos a se dedicarem a esta área que é a base de tudo e a estimularem o raciocínio lógico.

Na mesma linha, o aluno Rafael Monteiro, que estuda o 8º ano de escolaridade, concordou com o professor, que disse que a Matemática é extremamente importante na vida de qualquer pessoa, “basta apenas entender a sua lógica para que as coisas fluem simples como são”.

Laryssa Fortes, também aluna do 8º ano, contou à Inforpress que apesar de ser vista como impossível pela maioria, além de ser a sua disciplina favorita, a Matemática não é o "bicho papão" das salas de aula e que é tarefa de todos desmistificar essa ideia.

O Dia Internacional da Matemática comemora-se anualmente no dia 14 de março. Este dia é conhecido mundialmente como o “Dia do PI”, e foi implementado em 2020 por decisão da UNESCO.

NA/JMV
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


21-06-2024 22:18
21-06-2024 20:26
21-06-2024 20:23
21-06-2024 20:12
21-06-2024 19:35