Sal: Diretora Executiva do MCC toma pulso aos projectos financiados pela agência na ilha

20-02-2024 19:29

Espargos, 20 Fev (Inforpress)- A diretora Executiva do Millennium Challenge Corporation (MCC), Alice Albright, tomou pulso hoje na ilha do Sal aos projetos financiados no âmbito dos dois últimos compactos Cabo Verde.

Alice Albright, que se encontra em Cabo Verde para uma visita de trabalho de quatro dias, percorreu alguns pontos da ilha do Sal, para se inteirar dos projectos financiados no âmbito dos dois compactos anteriores e estabelecer contactos com autoridades locais ligadas ao sector do turismo e energias renováveis.

Nesta primeira visita depois do país ter sido selecionado para um terceiro compacto dos Estados Unidos da América, no âmbito do programa de ajuda pública ao desenvolvimento, do MCC, desta vez para fins de integração económica regional, Alice Albright afirmou que os últimos pactos foram bem-sucedidos e que o país soube gerir a sua economia com muito sucesso e investiu no seu povo”.

“Cabo Verde tem uma democracia muito estável, muito empenhada na transparência e no Estado de direito, que soube gerir a sua economia e que investiu com muito sucesso no seu povo. Assim, em Dezembro, o nosso conselho analisou todos os diferentes factores, e ficou muito impressionado com esse histórico contínuo de sucesso aqui neste país”, explicou.

“Então, Cabo Verde foi selecionado para aquilo que chamamos de pacto regional, que é um dos mais novos programas do MCC, e que embora esteja numa fase inicial dos trabalhos, mas a intenção do pacto é ajudar o país selecionado a integrar-se ainda mais a nível regional e utilizar isso como forma de continuar a promover o crescimento económico”, disse Albright.

A mesma fonte afirmou ainda que a agência que dirige está optimista em relação a esse novo compacto que Cabo Verde beneficia e “pensam ser mais um capítulo muito importante na relação muito forte que os Estados Unidos da América (EUA) têm tido com Cabo Verde”.

No Sal, a diretora iniciou a sua visita pela organização não governamental Associação Chã de Matias, que tem implementado um projecto de ensino da língua inglesa, financiado pela embaixada dos EUA, para logo de seguida ser recebido pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes.

Numa outra visita, desta feita ao ministro dos Transportes e Turismo, Carlos Santos, na sede do seu ministério, a equipa do MCC pode se inteirar daquilo que são as visões para o crescimento e o desenvolvimento do sector do turismo, seguindo-se depois para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Santa Maria, que é também um dos projetos financiados pela agência no que se refere a tratamento de águas residuais e energias renováveis.

A visita da equipa do MCC terminou em Palha Verde, no empreendimento agrícola “Milot Hidroponics”.

Esta é a terceira vez que Cabo Verde é selecionado para um financiamento do MCC, sendo que nas duas primeiras ocasiões, em 2005 e 2012, foram contemplados um conjunto de investimentos em infraestruturas portuárias e abastecimento de água e saneamento, num total de 176 milhões de dólares.

NA/JMV
Inforpress/fim

Notícias Recentes


20-06-2024 22:21
20-06-2024 21:52
20-06-2024 21:37
20-06-2024 21:14
20-06-2024 20:57