Ribeira Grande: Obras de reabilitação da Ponte Canal decorrem “a bom ritmo” – vereador

29-02-2024 17:04

Ribeira Grande, 29 Fev (Inforpress) - As obras de conservação e reabilitação da Ponte Canal, na Ribeira Grande, Santo Antão, decorrem “a bom ritmo”, assegurou hoje à Inforpress o vereador do urbanismo da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Armando Mariano explicou que as obras arrancaram em meados de Outubro com a montagem do estaleiro e, posteriormente, foram feitas as sapatas de fundação para receber a estrutura metálica que está a ser montada desde quarta-feira, 28.

Entretanto, a mesma fonte salientou que as obras estavam “meio paradas” porque houve um atraso na vinda da estrutura metálica de Portugal.

“A estrutura metálica era para vir em Dezembro, mas nessa altura, devido às festividades, foi dado prioridade a embarcação de géneros alimentícios, e com isso só conseguiram envia-la no mês de Janeiro”, frisou.

Conforme o vereador ainda tiveram outros “démarche” como despacho na alfandega e confecção na oficina de construção metálica em São Vicente e só agora a mesma foi enviada para Santo Antão.

A estrutura metálica, segundo Armando Mariano, servirá de cofragem não só para trabalhar com segurança, mas também de apoio para fazer todo o trabalho na ponte.

“As obras estão a decorrer a bom ritmo, pois assim que concluírem a montagem da estrutura metálica, darão continuidade aos trabalhos de reabilitação da Ponte de Canal”, pontuou.

A reabilitação da Ponte Canal, é uma antiga reivindicação das autoridades e da população santantonenses que temem a derrocada dessa infra-estrutura que é considerada um “ex libris” da ilha de Santo Antão.

A Ponte Canal é uma infra-estrutura hidráulica constituída, na parte superior, por uma levada que leva a água de uma margem para a outra dessa ribeira, para a irrigação das explorações agrícolas nas imediações das localidades de Boca de Ambas-as-Ribeiras e de Boca de Coruja.

Foi edificada no ano de 1956 sob a direcção do engenheiro indiano Kenkró em alvenaria de pedra e argamassa erguendo-se num arco abatido de volta perfeita, que, por sua vez, é encimado com molduras também em formato de arco romano, conforme descrição feita pelos técnicos envolvidos no projecto de recuperação dessa infra-estrutura.

LFS/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


17-06-2024 10:42
17-06-2024 10:30
17-06-2024 10:27
17-06-2024 8:38
17-06-2024 8:07