Responsáveis dos grupos vão criar a liga de Carnaval da Praia - José Gomes

05-03-2024 14:41

Cidade da Praia, 05 Mar (Inforpress) – O presidente do Grupo Vindos D'África, José Gomes, afirmou hoje que os grupos estão a trabalhar para a criação da Liga de Carnaval da Praia, visando uma melhor organização e gestão do carnaval da capital.

José Gomes fez esta declaração em conferência de imprensa realizada, na cidade da Praia, para posicionar em relação à gestão do carnaval da cidade da Praia, tendo como pontos centrais a demora na divulgação dos resultados - violação de regulamento, desleixo ou premeditação quando atribuíram o prémio de "Mestre-Sala”.

Na ocasião acusou a autarquia e os jurados de “falta de transparência” nos resultados do carnaval, alegando que houve várias ilegalidades na atribuição dos prémios, falta de rigor e fundamentação na atribuição das pontuações.

Para eliminar esses constrangimentos e elevar o Carnaval da Praia a outro patamar, José Gomes enfatizou que será criada a Liga de Carnaval da Praia.

Esta medida visa especialmente acabar com o monopólio da câmara municipal, que, segundo o mesmo, escolhe os jurados e atribui o apoio financeiro quando entender, destacando que a última parcela do apoio financeiro foi disponibilizada nas vésperas do desfile.

"Outro exemplo foi o pedido para aumentar as bancadas, permitindo que as pessoas comprassem bilhetes. No entanto, este ano, a câmara municipal ofereceu as bancadas gratuitamente, desfazendo todo o trabalho que já havia sido feito. Isso foi resultado das nossas lutas”, apontou José Gomes.

Aquele responsável sublinhou ainda que hoje o carnaval praiense assiste sinais “claros de retrocesso”, a título de exemplo, indicou que sete grupos desfilaram em 2020, no ano passado quatro e este ano cinco e no próximo ano, há o risco de haver apenas três grupos.

“Estamos a avaliar a situação e ver se desfilamos ou não, e a Deusa do Amor manifestou publicamente a sua desistência do Carnaval da Praia. Isso representa uma desconstrução do que já estava construído. Temos melhores condições aqui, uma melhor avenida. É preciso despolitizar o Carnaval”, disse.

TC/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 15:17
20-06-2024 14:52
20-06-2024 14:45
20-06-2024 14:42
20-06-2024 14:40