Reino Unido anuncia consulado na Boa Vista para apoiar seus cidadãos e facilitar vistos para cabo-verdianos

29-02-2024 16:50

Mindelo, 29 Fev (Inforpress) - A embaixadora do Reino Unido anunciou hoje a criação de um consulado na Boa Vista para apoiar os seus cidadãos que visitam o arquipélago e facilitar os cabo-verdianos na aquisição de vistos para férias para aquele país.

Lisa Bandari fez este anúncio à imprensa após apresentar as suas cartas credenciais ao Presidente da República, José Maria Neves, no Palácio do Povo em São Vicente.

Segundo a embaixadora, o Reino Unido é o maior emissor de turistas para Cabo Verde, com cerca 300 mil visitantes por ano, pelo que as relações entre os dois países exigem uma presença diplomática mais forte.

“As ligações entre o Reino Unido e Cabo Verde são muito fortes e queremos construir uma base mais forte  ainda pelo que temos planos para montar um consulado honorário para ajudar os turistas britânicos na Boa Vista, no futuro próximo”, avançou a diplomata que também reconheceu as dificuldades na logísticas e os custos que os cabo-verdianos têm na obtenção dos vistos para o Reino Unido.

 Sobre este particular Lisa Bandari avançou também que o Reino Unido tem planos para digitalizar os vistos em 2024/2025 e acredita que estas mudanças ajudarão os residentes cabo-verdianos a conseguir um visto mais facilmente e provavelmente com taxas mais reduzidas.

A embaixadora, que terá residência em Lisboa, disse que esta foi a sua primeira visita a Cabo Verde e mostrou-se ansiosa por conhecer mais sobre “a cultura, a paisagem, o povo e a morabeza do arquipélago deste país tão bonito”.

“Cabo Verde é um parceiro importante para o Reino Unido, partilhamos valores comuns e também temos cooperação em áreas de importância global, bem como local, incluindo a segurança internacional e a defesa na luta contra as alterações climáticas”, arrematou.

Quem também apresentou as cartas credenciais foram as representantes diplomáticas do Gana e do Paquistão.

Da parte do Gana, a embaixadora Emma Mensah, realçou que o seu país e Cabo Verde têm uma longa relação que foi reforçada com a visita do Presidente do Gana, por duas vezes, e ainda estão a identificar as áreas específicas de cooperação com o arquipélago, salientando que existem diversas possibilidades para reforçar esta cooperação.

A embaixadora do Paquistão, Saima Sayed, por sua vez, explicou que o seu país pretende construir uma forte cooperação com os países africanos pelo que veio a Cabo Verde também para identificar oportunidades, áreas de interesse, principalmente o comércio.

Saima Sayed também avançou que o Paquistão quer firmar uma cooperação com Cabo Verde para a formação de jovens diplomatas, promover intercâmbios entre as academias e pessoas dos dois países.

CD/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-06-2024 20:22
19-06-2024 19:52
19-06-2024 19:42
19-06-2024 19:30
19-06-2024 19:17