Realizador Ivan Barbosa prepara documentário sobre a música cabo-verdiana

23-05-2024 14:07

Cidade da Praia, 23 Mai (Inforpress) - O realizador cinematográfico radicado nos Países Baixos Ivan Barbosa está neste momento a preparar um documentário sobre a diversidade da música cabo-verdiana.

A informação foi hoje revelada pelo realizador de ascendência cabo-verdiana, à margem do encontro que manteve na quarta-feira, 22, com o presidente da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV), enfatizando o seu compromisso em explorar e celebrar a musicalidade única do arquipélago.

Ivan Barbosa encontra-se actualmente em Cabo Verde a estabelecer contactos em diversas ilhas, incluindo Santo Antão, São Vicente e Santiago, com planos futuros de expandir a sua pesquisa para outras regiões do país.

"Os meus pais são cabo-verdianos, nasci nos Países Baixos, onde exerço a profissão de realizador, mas tenho um grande apreço pela minha cultura cabo-verdiana. E, em relação aos cabo-verdianos, sei que não importa de que ilha ou país são, a música é algo que os une", afirmou.

"Quando você vai para outro país, é a música que você leva consigo. A música está em tudo, nas festas, em todos os cantos", completou, enfatizando a identidade cabo-verdiana em relação à música e à história da música cabo-verdiana.

O realizador ressaltou ainda a importância de incluir a diáspora cabo-verdiana em seu documentário, estendendo seus contactos até países como França, Estados Unidos da América e Portugal.

Como adiantou à Inforpress, está ávido por descobrir histórias, ideias e aspectos que enriquecerão o filme, destacando a disseminação global da cultura cabo-verdiana ao longo da história.

“Queremos ir para onde tem crioulo. Cabo Verde é um país de emigrantes. Sempre foi. A história de Cabo Verde está espalhada pelo mundo”, reforçou Ivan Barbosa, que revelou que quando esta parte estiver pronta, escreverá o filme e dar-lhe-á um título.

Os géneros e os ritmos tradicionais são a base da história, mas Ivan Barbosa revelou que as influências e as modernidades vão fazer parte do projecto, tendo anunciado que as gravações começarão num período de seis a um ano.

TC/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-06-2024 14:24
16-06-2024 14:05
16-06-2024 14:03
15-06-2024 22:01
16-06-2024 13:19