Projecto Movidoso associa-se a Feira de Saúde para motivar participação dos idosos nos cuidados com a saúde

15-03-2024 13:57

Cidade da Praia, 15 Mar (Inforpress) - O Projecto Idoso em Movimento, Envelhecimento Saudável (Movidoso) realizou hoje no bairro de Achada Santo António actividades físicas associadas a uma Feira de Saúde, visando chamar a atenção dos idosos para os cuidados com a saúde.

A finalidade, segundo o promotor do projecto, João Tigana, é levar a prática de actividade física para os idosos nos bairros, oferecendo oportunidades para adotarem um estilo de vida activo, de acordo com suas capacidades.

“Por não terem o âmbito de praticar exercício físico regular, este projecto visa motivá-los a exercitarem de forma organizada e sistemática com um profissional”, concretizou a mesma fonte.

Conforme João Tigana, o projecto-piloto iniciou-se no bairro de Achada Santo António acompanhado de uma Feira de Saúde voltada para os idosos, visto que são pessoas geralmente com hipertensão e diabetes.

"Aplicamos alongamentos, aquecimento, actividade aeróbica de intensidade moderada, flexibilidade, agilidade e equilíbrio", descreveu. 

O coordenador da Equipa Comunitária Saúde e Solidariedade, Pedro Bettencourt, por seu lado, referiu que os idosos para além da prática de exercício físico tiveram oportunidade de participar de uma pequena sessão de orientação e controlo com um técnico de saúde sobre o uso de medicamentos.

“Se estão a falhar com o horário de medicação e o que poderá estar na origem de qualquer alteração na sua saúde, a fim de estabilizar e dar-lhes garantia de uma melhor saúde”, finalizou.

Esta actividade física vai acontecer todas as segundas, quartas e sextas-feiras em frente a Igreja Capela do bairro de Achada Santo António.

OS/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12
16-06-2024 16:03
16-06-2024 15:47
16-06-2024 14:57