Projecto Herança Judaica em Cabo Verde realiza simpósio sobre presença e legado dos judeus marroquinos no país

05-03-2024 17:44

Cidade da Praia, 05 Mar (Inforpress) - O projecto Herança Judaica em Cabo Verde realiza esta quarta-feira, um simpósio sobre a presença e legado dos judeus marroquinos de Cabo Verde no século XIX, para comemorar o 10º aniversário da restauração do cemitério judaico da Praia.

Segundo nota de imprensa enviada à Inforpress, o evento, a ser realizado em parceira com o Ministério das Comunidades, acontece às 15:00, na Biblioteca Nacional, na Praia, contará com a intervenção de Raquel Levy Toledano, que recentemente descobriu o grau de parentesco com a família de Abrão Levy, descendente de judeus nascido em Cabo Verde.

O simpósio contará ainda com a presença do rabino Ruben Suiza, da Comunidade Judaica de Lisboa, e representantes de organizações internacionais judaicas e marroquinas.

No âmbito desta celebração, na parte da manhã, às 10:00, acontece o descerramento de placas comemorativas no talão judaico no Cemitério da Várzea, que contará com a presença de várias entidades, nomeadamente do edil praiense, Francisco Carvalho, do presidente do projecto Herança Judaica em Cabo Verde, do ministro da Comunidades, Jorge Santos, e do representante da comunidade israelita de Lisboa, Ruben Suiza.

Este talhão judaico do século XIX , esclarece a mesma fonte, foi restaurado através de uma parceria entre a Câmara Municipal da Praia e o Projecto Herança Judaica em Cabo Verde, com o financiamento do Rei Mohammed VI de Marrocos, em Maio de 2013.

“Essas placas servem como sinais permanentes para educar os visitantes locais e internacionais. A restauração e sinalização do cemitério também honrarão perpetuamente a memória dos falecidos e garantirão que seu legado nunca será esquecido”, lê-se no documento.

O Projecto de Preservação da Herança Judaica em Cabo Verde é uma organização não lucrativa criada nos EUA com a finalidade de honrar a memória e documentar a contribuição das muitas famílias Judaicas que emigraram  de Marrocos e do Gibraltar para Cabo Verde nos meados do século XIX.

OM/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12
16-06-2024 16:03
16-06-2024 15:47
16-06-2024 14:57