Primeira-dama pede gestão da saúde e do ciclo menstrual para se evitar a gravidez precoce  

16-02-2024 14:10

Cidade da Praia, 16 Fev (Inforpress) – A primeira-dama solicitou hoje uma melhor gestão da saúde e do ciclo menstrual para se evitar a gravidez precoce, numa conversa aberta sobre saúde menstrual e cuidados com o corpo com alunos da Escola Secundária Constantino Semedo. 

“Saúde menstrual é algo que toca a todos, e a nossa preocupação aqui é que as meninas se sintam acompanhadas durante este período, principalmente no início da primeira menstruação, que é algo novo com grande impacto nas raparigas”, realçou em declarações à imprensa.

Débora Carvalho realçou ainda a necessidade de se falar com as meninas de que uma situação de gravidez precoce pode ser quase que um “tiro no pé” e um atraso ao seu desenvolvimento pessoal.

Sublinhou ainda que nas famílias não deve ser tabu a questão de menstruação e que os rapazes também devem participar nesta missão de retirar a “tampa da garrafa”, para que as meninas se sintam à vontade e não sofram “bullying” nas escolas.

“Temos a questão de que muitas meninas não têm possibilidades de comprar os instrumentos necessários para a sua saúde menstrual, portanto em cooperação com dois parceiros, a Leadership Summit Cabo Verde e da Womenise. Vamos ofertar a algumas meninas um kit de saúde menstrual e também alertar as mulheres cabo-verdianas de que a gestão da saúde menstrual tem um impacto ambiental”, acrescentou.

“O tempo para a degradação do penso tradicional que compramos nos supermercados”, conforme a primeira-dama, pode demorar mais de 100 anos, pelo que é preciso trazer essa vertente ambiental para que as mulheres possam ter consciência do impacto do penso higiénico no ambiente.

Referiu ainda que já se encontram disponíveis pensos biodegradáveis, os copos menstruais e também os pensos feitos de pano no mercado, tanto na zona norte como no sul, e com os empresários a promover a sua produção, comercialização, bem como a sua distribuição.

JR/PC//AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
14-06-2024 8:00
13-06-2024 19:49