Presidente da República vai condecorar Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde

01-02-2024 9:08

Assomada, 01 Fev (Inforpress) - O Presidente da República, José Maria Neves, vai condecorar as Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, pelos seus 40 anos de existência, a serem assinalados a 04 de Outubro deste ano.

O chefe de Estado fez este anúncio na quarta-feira, durante a visita realizada a sede nacional das Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, em Achada São Filipe, cidade da Praia, e a Aldeia SOS de Assomada, em Santa Catarina.

A condecoração, justificou “é um gesto de reconhecimento da República por todo o trabalho que a instituição tem feito junto das crianças vulneráveis, suas famílias e respectiva comunidade”.

Na ocasião, o mais alto magistrado da Nação enalteceu o “extraordinário trabalho” que a instituição vem fazendo para além de proteger os internos, também garantir um futuro digno às crianças mais vulneráveis e suas famílias, actuando na sua capacitação e no seu empoderamento.

De entre os programas e projectos que considerou “intervenções exemplares” destacou o espaço para treinamento e empregabilidade na Aldeia de Assomada, que neste momento, oferece formações em áreas como confeitaria, agricultura, tecnologias de informação e comunicação e da estética, e o Lar Juvenil.

José Maria Neves enalteceu ainda o trabalho que esta organização não-governamental (ONG) tem feito na sensibilização das pessoas para a maternidade e paternidade responsáveis, que considerou “um problema e nódoa” que ainda existem em Cabo Verde.

“Esta visita é para dar visibilidade a este trabalho [de sensibilização das pessoas para a maternidade e paternidade responsáveis] que as Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde tem feito”, observou o chefe de Estado.

“Esta condecoração veio a acontecer num momento das celebrações dos 40 anos, no momento em que estamos com o foco na responsabilidade parental, e num momento em que chamamos a atenção para a questão da sustentabilidade deste projecto”, congratulou-se o director-adjunto das Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, Ricardo Andrade.

Por outro lado, disse acreditar que a visita do chefe do Estado vai dar visibilidade a instituição, e, sobretudo ao trabalho que é feito durante estes 40 anos das Aldeias SOS de Cabo Verde.

A Aldeia SOS de Assomada, em Santa Catarina, no interior de Santiago, é a primeira de Cabo Verde e entrou em funcionamento a 04 de Outubro 1984.

FM/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-06-2024 19:42
19-06-2024 19:30
19-06-2024 19:17
19-06-2024 19:02
19-06-2024 18:59