Dia mundial da rádio: Presidente da República enaltece papel das rádios na formação da opinião pública e intermediação social

13-02-2024 14:08

Cidade da Praia, 13 Fev (Inforpress) –  O Presidente da República enalteceu hoje o papel fundamental das rádios na formação da opinião pública e na substanciação da sociedade civil, sublinhando ser importante estarem em condições para exercer a intermediação entre a sociedade e o Governo.

O chefe de Estado, numa mensagem na sua página nas redes sociais no âmbito do Dia Mundial da Rádio, celebrado a 13 de Fevereiro, realçou o contributo da rádio na formação cívica dos cidadãos, reiterando a importância da liberdade de imprensa em Cabo Verde.

“A liberdade de imprensa é fundamental e temos, todos juntos, de continuar a trabalhar para a afirmação das liberdades para que com boas condições de fala, todos participem de forma activa no processo de construção de novas possibilidades de futuro, para que todos possam ter uma vida mais feliz e com mais dignidade”, precisou.

José Maria Neves referiu os tempos de guerra, ameaça à democracia e emergência climática, defendendo ser importante as rádios estarem em condições de fazer a intermediação entre a sociedade e os políticos, bem como contribuir para a qualificação da democracia e engajamento e exercício do poder.

Por sua vez, em comunicado, o Governo felicitou as rádios dentro e fora do País, afirmando que com a divulgação da informação “diversificada e qualificada” e promoção de debates públicos seguem dando voz às comunidades, organizações da sociedade civil e actores políticos.

“A Rádio de Cabo Verde continua a ser um meio de comunicação social de grande confiança e insubstituível no espectro mediático cabo-verdiano, mormente nestes tempos complexos, impulsionados pelas "fake news", pela desinformação”, sustenta o comunicado do Governo, reafirmado o compromisso de garantir maior sustentabilidade ao órgão.

A mesma fonte lembrou o apoio de 315 mil escudos dado a cada uma das 13 rádios comerciais e regionais, e de 250 mil escudos às 10 rádios comunitárias em todo o país, adiantando que está em curso um programa que irá melhorar o ambiente dos órgãos privados.

O Dia Mundial da Rádio é comemorado a 13 de Fevereiro, em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países.

A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado apenas em 2012.

LT/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 14:45
20-06-2024 14:42
20-06-2024 14:40
20-06-2024 14:33
20-06-2024 14:04