Presidente da Câmara Municipal do Sal destaca importância da ilha no Circuito Mundial de Kitesurf e Wing-foil  

16-02-2024 7:52

Santa Maria, Sal, 16 Fev (Inforpress) - O presidente da Câmara Municipal do Sal presidiu na noite de quinta-feira à abertura oficial do I Circuito Mundial de Kitesurf e Wing-foil, em Santa Maria, e destacou a importância da competição para a ilha e o país.

Aos organizadores, Nautic Sports Events e GKA, Júlio Lopes disse que é sempre com “prazer renovado” que a ilha recebe mais uma etapa do circuito mundial e exortou os praticantes e organizadores a continuarem a confiar e acreditar na ilha do Sal na realização de grandes eventos.

O autarca salense disse esperar por um “grande campeonato na ilha do Sal”, tendo augurado sucessos a todos, frisando que a autarquia continua, uma vez mais, “determinada e abnegada” em trabalhar para que a ilha do Sal continue a afigurar-se no calendário do mundial.

Enquanto isso, Tom Hartman, representante do GKA, promotor do Mundial das modalidades de kitesurf e wing-foil, voltou a destacar a importância de Cabo Verde para no circuito mundial, tendo apresentado Ponta Preta como “um lugar sagrado” no universo dos desportos náuticos.

Manifestou a sua satisfação pelo facto de a etapa de Ponta Preta despertar a atenção dos maiores praticantes das duas modalidades náuticas em competições a partir de hoje, ressalvando que mais de 62 atletas já estão oficialmente inscritos, envolvendo velejadores dos cinco continentes, em representação de diversos países e diferentes disciplinas.

Tom Hartman destacou a hospitalidade destas ilhas que disse ter sido registada no seio dos praticantes, convicto de que as condições estejam criadas para mais um sucesso desta prova mundial.

A Ponta Preta marca a sua diferença, disse, justificando pela sua localização estratégica e pela perfeita combinação de ventos e ondas, propícias para este tipo de competição.

Na qualidade de “manager” Nautic Sports Events, José Silva, responsável pela organização deste evento mundial, enalteceu a importância da praia de Ponta Preta, Santa Maria, a ilha do Sal e Cabo Verde acolher, uma vez mais, o Circuito Mundial de Kitesurf e Wing-foil, tendo enaltecido o envolvimento do Governo, da autarquia e dos “sponsors” e patrocinadores que tornaram realidade mais esta conquista.

Os velejadores, que responderam à chamada com desfiles de bandeiras de cada uma das nações participantes, com a de Cabo Verde no centro de todas as atenções, enquanto país anfitrião, e foram recebidos com actuação de um grupo carnavalesco, o qual, trajado a rigor, cativou a atenção dos visitantes.

A praia de Ponta Preta recebe de hoje a domingo, 25, a primeira etapa do Circuito Mundial de Kitesurf e o Campeonato do Mundo de Wing-foil, envolvendo os melhores praticantes do planeta, dos quais 15 cabo-verdianos, nas duas modalidades e em ambos os géneros.

A etapa mundial de Ponta Preta vai contar com o concurso dos melhores velejadores em representação de Cabo Verde, Brasil, EUA, Portugal, Espanha, Itália, Suíça, Canadá, Hungria, África do Sul, Espanha, Havaí, Marrocos, Austrália, Alemanha, Grécia e Bélgica, entre outros países.

SR/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


21-06-2024 8:04
21-06-2024 7:51
20-06-2024 22:21
20-06-2024 21:52
20-06-2024 21:37