Praienses afirmam desconhecer o sorteio “factura da felicidade” e pedem divulgação

08-02-2024 14:04

Cidade da Praia, 08 Fev (Inforpress) – Alguns cidadãos da cidade da Praia afirmaram hoje desconhecer o sorteio “factura da felicidade”, lançado pelo Governo em Dezembro de 2023 e pedem mais divulgação no sentido de poderem participar.

Numa ronda por algumas lojas da Cidade da Praia, a Inforpress constatou que muitas pessoas desconhecem o sorteio, alegam não saber da existência do sorteiro e outros afirmaram não saber como funciona para poderem concorrer ao prémio.

Em declarações à Inforpress, Maria da Graça disse ter presenciado a sua divulgação na televisão pública, mas não entendeu do que se trata.

“Se é um sorteio de interesse público penso que deveria ter mais divulgação, sabendo que qualquer pessoa pode ganhar”, apontou.

Fátima Pires também aconselhou mais divulgação deste sorteio “factura da felicidade”, até porque disse que todas as vezes que efectua uma compra pede factura, mas sem o número de identificação fiscal (NIF).

“Não tenho conhecimento desta factura e não sei como funciona. Nas lojas onde faço compras nunca me passaram esta informação também”, lamentou.  

Em alguns estabelecimentos comerciais, a Inforpress deparou com a mesma situação, segundo os proprietários têm o hábito de emitir facturas mas sem o NIF do cliente, isso porque nunca são solicitados.

"Mas se as pessoas pedirem vamos emitir a factura com NIF", assegurou Filipe Tavares.

“Poucas pessoas pedem factura e são raros os que solicitam com o NIF. Penso que isso se deve à falta de divulgação do sorteio por parte do Governo”, frisou a mesma fonte.

Conforme a Direcção Nacional das Receitas do Estado, a “factura da felicidade” é um instrumento de combate à fraude e evasão fiscais, que tem como objectivo promover e premiar a cidadania fiscal, estimulando os cidadãos a pedirem a factura com NIF, reforçando a transparência nas relações entre os contribuintes e a Administração Fiscal e o sorteado terá o prémio de 200 mil escudos que serão atribuídos semanalmente.

E neste caso, para participar do sorteio, basta que o cidadão peça fatura, fatura-recibo, talão de venda ou recibo de arrendamento com NIF, em compras iguais ou superiores a 100$00.

E o cidadão contribuinte poderá ainda aceder à plataforma felicidade.efatura.cv para consultar se o número do cupão sorteado se encontra associado ao seu NIF.

OS/HF

Inforpress/Fim 

Notícias Recentes


17-06-2024 8:38
17-06-2024 8:07
17-06-2024 7:47
16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12