Praia: Museu da Educação promove tarde cultural para as crianças do Agrupamento Escolar VI

11-03-2024 19:57

Cidade da Praia, 11 Mar (Inforpress) - O   Museu da Educação (MEDUCA) proporcionou hoje, na praça de Escola Grande,  no Platô, uma tarde cultural e de aprendizagem de técnicas de pintura e dança a 80 alunos de 5ºe 6º ano de escolaridades do Agrupamento Escolar VI.

As actividades  acontecem   no âmbito das comemorações do 15º aniversário da Associação para Promoção do Património Educacional – Cabo Verde (ASPPEC) e do Museu da Educação (MEDUCA).

Em declarações aos jornalistas, a directora do MEDUCA, Clara Marques,  explicou que a “jornada” da criação   deste espaço de preservação educacional   nasceu da constatação, quando era directora Nacional de Educação,   da tendência de desaparecimento de materiais educativos   nas escolas do país.

“Quando visitávamos as escolas constatávamos  que  havia muito tendência de  desaparecimento  (…) e então  tivemos que pensar  em  resgatar, valorizar  e preservar  os  materiais educativos para que  a  geração  vindoura possa  conhecer”, contou.

Neste sentido, apontou que  desde  início  o maior  desafio  da criação deste  espaço   é fazer  com que as  crianças , assim  como  toda a comunidade  educativa,   criem o gosto  de visitar os museus.

“Ttrata-se de uma instituição formativa   que abrange várias áreas,  ambiental, social e cultural. Portanto, trata-se de um equipamento da Cidade da Praia”, apontou.

O Projeto Museu de Educação,  que se   iniciou com a criação da Associação para a Promoção do Património Educacional de Cabo Verde – ASPPEC,  tem entre os seus principais objetivos, a preservação, promoção, salvaguarda, e valorização do Património Educacional, a promoção da investigação e da formação para o desenvolvimento do Sistema Educativo Nacional.

Tem  ainda por  missão difundir a memória da educação em Cabo Verde visando fortalecer a identidade da escola e do professor e contribuir para a qualidade e renovação dos processos educativos em benefício do país.

OM/JMV
Inforpress/Fim 
 

Notícias Recentes


15-06-2024 22:18
15-06-2024 22:13
15-06-2024 21:40
15-06-2024 22:01
15-06-2024 21:52