Praia: Diversidade cultural na Avenida Cidade de Lisboa encanta autarca que garante aumento de verbas para Carnaval

14-02-2024 9:22

Cidade da Praia, 14 Fev (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, regozijou-se com a diversidade cultural na Avenida Cidade de Lisboa apresentada pelos cinco grupos carnavalescos e garantiu o aumento das verbas para o próximo ano.

O autarca falava em declarações à imprensa no final dos desfiles oficiais, os quais terminaram por volta das 23:20, com o desfile do grupo Samba Jo. O grande vencedor será conhecido esta sexta-feira, 16.

Cinco grupos: Deusa do Amor Sem Fronteiras, Vindos de África, Vindos do Mar, Bloco Afro Abel Djassi, Samba Jó e milhares de foliões passaram pela Avenida Cidade de Lisboa com muito brilho e animação, surpreendendo, tal como haviam prometido, não só o público como também o edil praiense.

"Os grupos realmente surpreenderam. Pudemos observar, aquela diversidade cultural que a Praia representa. Tivemos uma manifestação de diversidade cultural, uma reafirmação de que a Praia é a capital da diversidade cultural de Cabo Verde. A Praia é um lugar onde tudo tem lugar, toda a manifestação cultural de todas as partes de Cabo Verde e do mundo inteiro é bem-vinda aqui, o que me deixa contente em ver que a Praia é um espaço de liberdade", enfatizou Francisco Carvalho.

Quanto às perspectivas para o futuro do carnaval na cidade da Praia, o edil assumiu o compromisso de aumentar o financiamento para os grupos.

"No próximo ano, daremos mais apoio aos grupos. É importante lembrar que, com a nossa gestão, pela primeira vez na história do país, apoiamos os grupos com mil contos, anteriormente eram disponibilizados apenas 500 contos", destacou, indicando que as verbas serão ainda maiores no próximo ano, pois o carnaval da capital cabo-verdiana deve ser encarado como um investimento.

Regozijou-se, igualmente, com a presença maciça do público, que permaneceu até ao final dos desfiles e assegurou-lhes que no próximo ano os grupos terão melhores condições para proporcionar um carnaval ainda melhor.

"É fundamental que a câmara municipal invista fortemente no carnaval, para que todos saibam que a Praia oferece um excelente carnaval, para que as pessoas planejem suas visitas à cidade nesta época do ano", acrescentou Francisco Carvalho.

Além disso, o autarca praiense anunciou a criação de espaços dedicados aos ensaios dos grupos, à construção de carros alegóricos e oficinas, visando proporcionar igualdade de oportunidades a todos os grupos.

O autarca também destacou a ausência de incidentes durante o desfile, expressando satisfação com o fato de os grandes eventos na Praia tenham ocorrido em clima de paz nos últimos tempos, tendo expressado esperança de que as eleições autárquicas iminentes não venham a complicar as coisas.

Reagindo às declarações do presidente da Câmara Municipal da Praia, José Gomes, em nome dos grupos carnavalescos da Praia, mostrou-se satisfeito, mas fez um alerta quanto à atribuição das verbas em tempo oportuno, uma reivindicação antiga dos grupos que têm enfrentado diversos constrangimentos devido a isso.

“O Carnaval da Praia ainda precisa de muitas coisas, então não se trata apenas de atribuir mais verbas, mas sim de fazê-lo em tempo útil. A câmara municipal aumentou as verbas em comparação com os anos anteriores, mas isso acontece de forma tardia e causa muitos constrangimentos", disse José Gomes, também presidente do Grupo Vindos de África.

Por isso, ele reiterou mais uma vez o apelo à sensibilidade das autoridades competentes em relação às questões do Carnaval, destacando que a capital cabo-verdiana tem potencial para ter a maior avenida de Cabo Verde.

Com enredos de homenagens e apelos relacionados a figuras e problemáticas sociais, as apresentações foram marcadas por uma mistura vibrante de cores, música e dança, levando alegria e entretenimento à multidão.

TC/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12
16-06-2024 16:03
16-06-2024 15:47
16-06-2024 14:57