Portugal: Presidente da CCS destaca importância do empreendedorismo e inovação em cimeira da CACLAL (c/áudio)

25-03-2024 16:10

Lisboa, 25 Mar (Inforpress) – O presidente da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS), Marcos Rodrigues, destacou hoje, em Lisboa, importância do empreendedorismo e inovação na primeira edição da Cimeira de Afro-empreendedorismo da Comunidade Lusófona e América Latina (CACLAL) 2024.

O empresário fez destacou essa importância em declarações à Inforpress, momentos antes de falar sobre o tema “Empreendedorismo e inovação na nova era, sob a óptica da revolução 4.0” na primeira edição da CACLAL, que reúne empreendedores da África lusófona e da América Latina, com foco em discutir avanços e desafios no empreendedorismo global.

“É a realidade global, hoje cada vez mais a economia é aberta, todos os países interagem entre si e tem um grande grau de competitividade entre elas também. Este evento é importante porque junta a América Latina, a África e a Europa através de Portugal e acaba por se ter oportunidade de discutirmos muitas coisas em avanços completamente diferenciados”, frisou.

Marcos Rodrigues destacou a oportunidade que o evento idealizado pelo advogado Matheus Monteiro Lopes e pelo jornalista e consultor internacional de negócios Júlio António Té, proporciona para se falar e analisar os pontos críticos e ganhos potenciais que podem surgir dessas discussões.

Ao abordar o tema de sua palestra sobre “Empreendedorismo e inovação na nova era, sob a óptica da revolução 4.0”, Marcos Rodrigues enfatizou a necessidade de uma mudança de paradigma no empreendedorismo, adaptando-se às realidades tecnológicas e à transformação digital.

O presidente da CCS ressaltou o “impacto significativo” que essa transição pode ter no desenvolvimento económico, especialmente na África, onde ainda existe uma economia predominantemente baseada em modelos mais tradicionais.

“O empreendedorismo que nós conhecíamos, o empreendedorismo clássico já está no seu fim de percurso, senão em alguns países já terminou a sua função e que há um novo empreendedorismo a ser engajado e a nascer e que implica realmente um conhecimento profundo das realidades tecnológicas, da transformação digital, do ambiente 4.0, a revolução 4.0 se quiser chamar (…). Os países mais desenvolvidos já estão já a enquadrar todo o seu desenvolvimento sobre uma economia 4.0 e nós ainda em África estamos numa economia 2.0”, realçou.

Quando questionado sobre o papel dos empreendedores cabo-verdianos, tanto em Portugal quanto em Cabo Verde, Marcos Rodrigues destacou a abertura de Cabo Verde ao mundo e a importância da diáspora cabo-verdiana na promoção do desenvolvimento empresarial.

O responsável pela CCS enfatizou a necessidade de empoderar os empresários locais, visando gerar riqueza e expandir para outros mercados, aproveitando as capacidades e estratégias disponíveis.

A primeira edição da CACLAL é promovida pela Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços Brasil-Guiné Bissau em conjunto com a Coligação da Juventude dos Países da Língua Portuguesa, a Associação Cabo-verdiana Lisboa e a GB Empreendimentos, tem como principal objectivo “fomentar o empreendedorismo na comunidade lusófona e latino-americana, promovendo o desenvolvimento sustentável e a conexão entre jovens empreendedores”.

A mesma conta com o apoio institucional da Embaixada de Cabo Verde em Portugal e da Embaixada do Paraguai em Lisboa.

“Empreendedorismo como veículo de mudança”, “Empreendedorismo social e promoção de parcerias público-privada, a partir da mobilização de recursos”, “Os imigrantes e empresas privadas sob o empreendedorismo” e “Promoção cultural dos países de língua portuguesa e da América Latina” são alguns dos temas em debate durante todo o dia de hoje.

DR/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


07-09-2024 18:45
07-09-2024 16:50
07-09-2024 16:10
07-09-2024 14:25
07-09-2024 14:20