Portugal: Exposição com vários artistas lusófonos que marca os 50 anos do 25 de Abril chega ao CCCV

15-02-2024 19:25

Lisboa, 15 Fev (Inforpress) – A exposição “Liberdade - Portugal, lugar de encontros”, que marca os 50 anos do 25 de Abril, chegou hoje ao Centro Cultural Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, depois da sua inauguração no dia 08 de Fevereiro, na UCCLA.

O núcleo da exposição,  promovida pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA),  hoje inaugurado numa parceria com o CCCV e a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, apresenta 28 olhares artísticos contemporâneos de países de língua portuguesa e conta com a curadoria de João Pinharanda.

Artistas de Cabo Verde, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Portugal participam na exposição e de acordo com a curadoria, “estes artistas encontram em Portugal não apenas um local de trabalho, mas também um espaço de encontro e inspiração, resultando em uma manifesta pluralidade de perspectivas”.

O curador explicou que a exposição no contexto das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril visa “dar voz” à expressão artística inspirada pela conquista da “liberdade em Portugal”, trazendo temas como a expressão da liberdade e do espírito anticolonial, influências espirituais e religiosas, culturais e literárias, além de questões identitárias.

De acordo com a curadoria, a exposição é uma celebração dos encontros e cruzamentos culturais, daqueles que partiram e regressaram, dos que chegaram e ficaram, ou partiram novamente, e daqueles que, embora nunca tenham retornado, deixaram sua marca registada em imagens.

O embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, lembrou que o CCCV não é somente um lugar da promoção da cultura cabo-verdiana, porque o que se quis fazer foi ter um lugar de troca e divulgação de outras culturas, sobretudo das culturas mais próximas com as quais o arquipélago se sente mais ligados.

"Hoje estamos aqui para celebrar um evento muito especial. Este ano comemora-se os 50 anos do 25 de Abril e o ano que antecede os 50 anos da independência de Cabo Verde. Este ano também é o ano do centenário do nascimento de Amílcar Cabral. Ou seja, todas essas datas se casam muito bem", disse.

Presentesna abertura da exposição estavam o secretário-geral da UCCLA, Vítor Ramalho, e embaixadores de diversos países da lusofonia.

O núcleo da mostra “Liberdade - Portugal, lugar de encontros” permanecerá em exibição nas instalações do CCCV de 15 de Fevereiro a 15 de Abril e na UCCLA até 10 de Maio.

DR/JMV
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 10:01
14-06-2024 9:54
14-06-2024 9:45
14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25