Portugal: Autarquia de Santa Cruz reforça cooperação com municípios portugueses (c/áudio)

08-03-2024 17:28

Lisboa, 08 Mar (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, interior da ilha de Santiago, encerrou hoje uma visita a Portugal após uma série de reuniões com diversos municípios portugueses, consolidando parcerias e explorando oportunidades de cooperação em várias áreas.

Em declarações à Inforpress, Carlos Silva, também como presidente da Associação de Municípios de Santiago, explicou que teve a oportunidade de se reunir com a Associação dos Municípios da Região Oeste de Portugal, composta por 12 municípios, ressaltando que as “discussões” foram produtivas, nomeadamente sobre potenciais colaborações em várias áreas, incluindo educação, cultura e economia.

Acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Tarrafal, José Reis, e vereadores de ambos os municípios, Carlos Silva foi recebido pelo secretariado-executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIN), juntamente com o presidente da CIN e representantes de outros municípios portugueses.

Além das reuniões oficiais, visitou diversos municípios, incluindo Valência, em Portugal, próximo à fronteira com a Espanha, com o objectivo de fortalecer relações bilaterais e explorar oportunidades de colaboração, especialmente no sector da pesca.

“A nossa missão cá tem como propósito a economia do município, ou seja, nós vivemos com uma agenda empresarial muito forte, desde logo o que queremos é criar uma zona económica, onde já começamos a mobilizar alguns investidores, nomeadamente portugueses, em princípio já negociamos a instalação de duas unidades industriais, uma tem a ver com produção de pirotecnia, e a outra unidade tem a ver com produção de paneis solares”, indicou o autarca.

Carlos Silva realçou que a aposta é nas pequenas indústrias que pode garantir emprego, e o desenvolvimento, por isso, também o município está a desenvolver esforços para estabelecer uma zona económica e uma incubadora de empresas, com o objectivo de gerar empregos e promover o desenvolvimento local.

“Também negociamos o projecto do domínio cultural e no domínio social. Queremos também promover o intercâmbio de gerações, estamos a falar, sobretudo, das pessoas da terceira idade. No fundo, é basicamente o que nós conseguimos durante esses dias e acredito que nós conseguimos aproveitar da melhor forma possível, porque o tempo é bastante limitado, mas penso que o resultado é bastante positivo”, disse.

Em Valença, Carlos Silva foi recebido pelo seu homólogo José Manuel Carpinteira, onde ficou acordado a efectivação de um protocolo de geminação a ser assinado em Santa Cruz, com a visita planeada de empresários portugueses e galegos de diversos sectores e em Ponte de Lima, Carlos Silva participou nas comemorações dos 899 anos do município.

Ainda hoje, antes de apanhar o voo para Cabo Verde, Carlos Silva efectuou uma visita à Câmara Municipal de Oeiras, onde foi recebido pelo vice-presidente e foi discutida a renovação de um protocolo de cooperação abrangente, focado principalmente em educação, formação profissional e cultura.

Embora a renovação do protocolo ainda não tenha sido formalizada, o “excelente relacionamento” entre os municípios de Santa Cruz e Oeiras foi destacado como uma base sólida para futuras colaborações.

Além das geminações existentes com municípios portugueses como Albergueira Velha, Alfândega da Fé e Aveiro, Santa Cruz está em negociações para estabelecer novas geminações e protocolos de cooperação com outros municípios interessados.

Em Portugal e antes de visitar os municípios portugueses de 04 a 08 de Março, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz participou na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) de 28 de Fevereiro a 03 de Março, promovendo o município.

DR/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


17-06-2024 8:38
17-06-2024 8:07
17-06-2024 7:47
16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12