Porto Novo/Santo André: Associações de agricultores pedem três furos para atenuar escassez de água para agricultura

09-03-2024 15:06

Porto Novo, 09 Mar (Inforpress) – As associações de agricultores em Santo André, no município do Porto Novo, em Santo Antão, pediram hoje a execução de, pelo menos, três furos para atenuar a escassez de água na agricultura nessa freguesia.

As associações de agricultores indicaram Chã de Norte, Alto Mira e Ribeira da Cruz como sendo “as zonas prioritárias” para a prospecção de água subterrânea em Santo André, freguesia onde estão localizados alguns dos principais vales agrícolas do município do Porto Novo. 

Em Chã de Norte, a associação local de agricultores propôs a execução de um segundo furo nessa zona, já que o existente, apesar de ser “muito produtivo” não tem conseguido atender à demanda dos mais de 50 agricultores em termos de água para a irrigação.

Na Ribeira da Cruz, mais precisamente, em Morro Cavalo, o líder da associação dos agricultores, José Lima, disse à Inforpress que esse perímetro agrícola precisa de mais água, razão pela qual a execução de um furo nessa zona é “uma grande necessidade”.

Em Alto Mira, o presidente da associação dos agricultores, Aderlino Fortes, declarou que se faz sentir a necessidade de um furo na zona do terceiro povoado deste vale agrícola para suprir a carência de água para a agricultura nessa localidade.

Lembrou que os agricultores enviaram um abaixo-assinado ao Ministério da Agricultura e Ambiente a pedir a execução do furo para o terceiro povoado e zona de Faial, onde a seca está a ter impacto negativo no caudal das nascentes.

A Câmara Municipal do Porto Novo tem estado, também, a alertar o Governo para a necessidade de aumentar a disponibilidade de água para a agricultura em Chã de Norte e Morro Cavalo.

O vereador Valter Silva, que responde pela área do desenvolvimento económico local, concordou com os agricultores que se deve proceder à execução de mais dois furos para agricultura em Santo André, sendo um em Chã de Norte e outro em Morro de Cavalo. 

JM/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


15-06-2024 22:18
15-06-2024 22:13
15-06-2024 21:40
15-06-2024 22:01
15-06-2024 21:52