Porto Novo: Terrimar apresenta aos parceiros comité comunitário para parque natural de Topo de Coroa

02-02-2024 17:20

Porto Novo, 02 Fev (Inforpress) – A Associação Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Terrimar) apresentou hoje o comité comunitário para o parque natural de Tope de Coroa, no município do Porto Novo, em Santo Antão, aos parceiros do projecto de conservação desta área protegida.

O comité comunitário para o parque natural de Tope de Coroa foi criado para apoiar iniciativas ligadas à protecção desta área protegida, cujo projecto de conservação tem como parceiros o Ministério da Agricultura e Ambiente, a Câmara Municipal do Porto Novo, a Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal) e as associações comunitárias do Planalto Norte.

O comité comunitário para o parque natural de Tope de Coroa, que se situa no Planalto Norte, integra representantes das oito comunidades beneficiárias desta área protegida e tem o propósito de apoiar iniciativas ligadas à protecção desta área protegida.  

Esta iniciativa promovida pela associação Terrimar “visa contribuir para a divulgação do maior parque natural terrestre de Cabo Verde, com uma extensão de mais de 84 quilómetros, e apoiar acções com enfoque no efectivo funcionamento desta área protegida.

Os parceiros enalteceram a importância do projecto na preservação deste parque natural, onde o pastoreio livre tem sido um ameaça à biodiversidade nela existente.   

Com o apoio do Fundo de Pequenas Iniciativas (PPI) e dos parceiros, a Terrimar está a implementar o projecto de conservação das plantas endémicas no parque natural do Tope de Coroa, que dispõe de 61 por cento (%) de espécies endémicas de plantas típicas em Cabo Verde, muitos dos quais na lista de espécies em vias de extinção, devido ao pastoreio livre.

JM/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
13-06-2024 19:49
13-06-2024 19:04