Porto Novo: Associações de agricultores esperam este ano “investimentos estruturantes” no sector agrícola

06-02-2024 9:08

Porto Novo, 06 Fev (Inforpress) – As associações de agricultores no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, apontaram hoje o ano de 2024 como o de implementação dos “investimentos estruturantes” no sector agrícola no município.

Contactados pela Inforpress, representantes das diferentes associações perspectivaram 2024 como sendo o ano de materialização dos “grandes projectos” no domínio da agricultura no município do Porto Novo.

Em Jorge Luís, a associação dos agricultores diz acreditar que o projecto de ordenamento da bacia hidrográfica de Jorge Luís – Ribeira da Cruz, o qual tem sido “muito aguardado” nos últimos anos, vai “finalmente” arrancar no decurso deste ano.

No entender dos agricultores, este projecto ajudará a aumentar a produção agrícola nessa bacia hidrográfica, uma vez que incidirá, entre outras intervenções, na mobilização de água com vista ao alargamento da área irrigada.

Na Ribeira da Cruz, os agricultores têm reivindicado mais água para a agricultura, acreditando, por isso, que no âmbito do projecto de ordenamento da bacia hidrográfica a localidade, mais concretamente o perímetro de Morro Cavalo, seja contemplada com a mobilização de água.

Neste ano, perspectiva-se também o arranque do projecto de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, “um investimento estruturante” para esse vale, disse à Inforpress o presidente da associação para o desenvolvimento integrado dessa localidade, Arlindo Delgado.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no concelho do Porto Novo, Joel Barros, assegurou, recentemente, à Inforpress que estão sendo concluídos os preparativos para o lançamento das obras de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, um projecto inserido no quadro de um pacote a cargo da Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cofinanciado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

Em relação à bacia hidrográfica de Jorge Luís – Ribeira da Cruz, a Inforpress soube junto deste responsável que o projecto de ordenamento desse vale pode ser financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

Um outro “investimento estruturante” que está a criar “muita espectativa” no seio dos agricultores no município do Porto Novo prende-se com o projecto hidro-agrícola de Gamboeza, no interior deste município, que está em vias de ser lançado, de acordo com o Ministério da Agricultura e Ambiente.  

O delegado Joel Barros explicou à Agência de Notícias Cabo-verdiana que o projecto, que deverá ser lançado “brevemente”, vai abranger uma área de 110 hectares de terrenos, que será transformada numa zona agrícola para beneficiar as famílias no concelho.

Este projecto se enquadra no programa de mobilização de água de rega financiado pela Hungria em 30 milhões de dólares, estando programada no âmbito deste mesmo programa a instalação de uma unidade de dessalinização da água do mar no Porto Novo para a agricultura.

Um outro projecto em perspectiva vai beneficiar 50 famílias em Ponte Sul/Chã de Mato e incidirá na preparação de terrenos agrícolas, instalação de parcelas, formação aos agricultores e distribuição de insumos.

Trata-se do projecto de agricultura familiar e sustentável, financiado pelo programa das pequenas subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente (GEF SGP) em 18 mil contos e vai ser implemento pela Cáritas Cabo-verdiana.

Conforme apurou a Inforpress, o projecto tem como parceiros o Ministério da Agricultura e Ambiente, Agência Nacional de Águas (ANAS) e a Câmara Municipal do Porto Novo.

Também, para este ano, prevê-se a conclusão do projecto do reforço do cultivo do inhame no Tarrafal de Monte Trigo, orçado em 18 mil contos, no âmbito do qual está a ser instalado um entreposto agrícola, num investimento financiado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, através do Programa de Promoção das Actividades Socioeconómicas Rurais (Poser).

JM/AA

Inforpress/Fim 

Notícias Recentes


15-06-2024 22:18
15-06-2024 22:13
15-06-2024 21:40
15-06-2024 22:01
15-06-2024 21:52