Plataforma “Sabi dreto” para facilitar acesso dos atletas às informações sobre legalidade de medicamentos lançada esta quarta-feira

20-02-2024 22:35

Cidade da Praia, 20 Fev (Inforpress) – A Plataforma “Sabi dreto” para facilitar acesso fácil dos atletas e outros intervenientes desportivos às informações sobre legalidade de medicamentos em Cabo Verde será lançada esta quarta-feira na Praia.

De acordo com um comunicado, a cerimonia de lançamento realiza-se no  âmbito do 7º aniversário da Organização Nacional de Antidopagem de Cabo Verde(ONAD-CV) e será presidido pelo ministro Adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, salientando  que este  é mais um passo em direção à promoção de um ambiente desportivo transparente e livre do doping em Cabo Verde.

"Sabi Dreto",  conforme a nota, é uma plataforma online de grande relevância, desenvolvida com o objetivo de fornecer aos atletas e outros intervenientes desportivos acesso rápido e fácil à informação sobre a legalidade de medicamentos em Cabo Verde no contexto do desporto.

A mesma fonte informa que com apenas um clique, os utilizadores poderão verificar se um determinado medicamento, legalmente reconhecido em Cabo Verde, é permitido ou proibido na esfera desportiva.

“Este lançamento representa um marco significativo no esforço contínuo para promover a integridade e a ética no desporto em Cabo Verde, considerando que através da disponibilização de informações claras e acessíveis, "Sabi Dreto" irá capacitar os atletas e os agentes desportivos a tomar decisões informadas sobre os medicamentos que consomem, contribuindo assim para a preservação da saúde e da integridade no desporto cabo-verdiano”, lê-se na nota.

A Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV) é um instituto público de regime especial, com a natureza de serviço personalizado do Estado.

Dotado de personalidade coletiva pública e de inerente autonomia administrativa, financeira e patrimonial, com funções no controlo e na luta contra a dopagem no desporto, nomeadamente enquanto entidade responsável pela adoção de regras com vista a iniciar, implementar ou aplicar qualquer fase do procedimento de controlo de dopagem.

Tem como missão assegurar que o desporto em Cabo Verde seja livre de dopagem, impulsionando ativamente a licitude, a igualdade e a saúde nas competições, disseminando, ao mesmo tempo, a ética e os valores do jogo limpo em todas as manifestações desportivas e consolidar a consciência antidopagem e defender, no âmbito nacional, o direito fundamental de todos os atletas de participar numa competição livre de quaisquer formas de dopagem.
 
CM/JMV
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
13-06-2024 19:49
13-06-2024 19:04