Parlamento: PAICV pede alocação de recursos financeiros para infra-estruturas desportivas

23-02-2024 15:01

Cidade da Praia, 23 Fev (Inforpress) – O Grupo Parlamentar (GP) do PAICV defendeu hoje, na 2ª sessão plenária deste mês de Fevereiro, uma maior aposta no desporto, destacando a necessidade de alocar recursos financeiros para as infra-estruturas desportivas.

O deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, Fidel Cardoso de Pina, considerou que o desporto é uma área de “entretenimento”, mas também uma profissão, com atletas de inspiração e superação, pelo que apelou à criação de programas de treinamento e acesso equitativo ao desporto, notificou.

Fidel Cardoso de Pina fez estas considerações na casa parlamentar ao apresentar um voto de congratulação aos “Tubarões Azuis” referente a prestação da selecção nos jogos do Campeonato Africano das Nações (CAN).

Defendeu, igualmente, a capacitação da juventude por forma a alcançar “grandes feitos”, nomeadamente, no desporto.

“Nós sentimos orgulho de todos os jogadores, do Vozinha na baliza, o nosso Pantera cor-de-rosa, ao Bebé atacando, que nos demonstrou com a potência do seu remate, que de bebé, só tem mesmo o nome, também nós, o povo, estamos unidos para apoiar estes nossos representantes, independentemente da parte do mundo em que nos encontrarmos”, congratulou, Fidel De Pina.

Conquista que reflectiu na postura dos atletas, que “não brincam” com a responsabilidade, não obstante Cabo Verde não ter chegado à final.

“Os Tubarões Azuis subiram oito lugares no ranking, fazendo Cabo Verde ocupar a posição 65 no plano mundial, enquanto que no plano do continente africano ocupa a 13.ª posição”.

Ainda na sua intervenção, Fidel Cardoso de Pina congratulou-se com a actuação da selecção de Andebol, ao ficar entre as quatro melhores selecções da África neste último CAN e de ter conquistado o apuramento para o Mundial de 2025.

“E a classificação inédita da participação da selecção nacional de Basquetebol no Mundial da modalidade, com actuações exemplares e que nos enchem de orgulho a todos”, anotou.

O deputado referiu-se, ainda, à participação das outras selecções cabo-verdianas em grandes competições e do destaque de vários atletas nacionais e na diáspora representando o País no desporto.

“É fundamental reconhecer e congratular os atletas das gerações passadas, cujas conquistas e o legado continuam a inspirar e a moldar o panorama desportivo actual, grandes ícones que serviram de faróis e de inspiração para os atletas”, acentuou.

Homenagens que foram reforçadas pelo Grupo Parlamentar do MpD e pelos deputados da UCID, nesta que é a última sessão parlamentar do mês de Fevereiro.

OS/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 15:17
20-06-2024 14:52
20-06-2024 14:45
20-06-2024 14:42
20-06-2024 14:40