Parlamento: PAICV culpa Governo de ter falhado na condução das políticas para desenvolvimento de Santo Antão

22-02-2024 17:10

Cidade da Praia, 22 Fev (Inforpress) - A deputada do PAICV Maria Teresa da Cruz culpou hoje, no parlamento, o Governo de ter falhado na condução das politicas em todos os sectores chaves para o desenvolvimento de Santo Antão.

“O resultado é o aumento da pobreza absoluta e no despovoamento acelerado de Santo Antão. O futuro da ilha depende crucialmente de estruturas estratégicas como a conclusão da segunda fase do cais do Porto Novo, a construção do aeroporto e do efectivo desencravamento de muitas localidades”, opinou.

Maria Teresa da Cruz, que falava no período das questões gerais, afirmou que a medida que se aproxima do período eleitoral é crucial que o Governo não se limite a promessas “vazias e refogadas”.

É que, segundo a parlamentar, é necessário o executivo seja pragmático e implemente as infraestruturas fundamentais para o desenvolvimento de Santo Antão.

“É imprescindível lembrar as autoridades deste país que Santo Antão sendo a segunda maior ilha de Cabo Verde em termos de dimensão detém um vasto potencial em vários sectores. Tradicionalmente a agricultura desempenhou um papel económico social crucial sendo um factor de emprego e rendimentos e fixação da sua gente”, salientou.

Contudo, segundo a parlamentar, actualmente Santo Antão enfrenta vários obstáculos devido ao não combate as várias pragas, escassez de crédito bancário, limitada penetração nos mercados turísticos e dificuldade no escoamento de produtos devido às deficientes infraestruturas de acesso a diversas localidades.

No que concerne a juventude, Maria Teresa da Cruz pontuou que é “lamentável”, constatar a “desilusão” crescente relativamente ao Governo.

Isso porque, conforme a parlamentar, muitos jovens perderam a esperança e perspectiva de um futuro em Cabo Verde.

Outrossim, Maria Teresa da Cruz falou da “deficiente” iluminação pública e denunciou que a população geral vive às escuras.

Por sua vez, o deputado do Movimento para a Democracia (MpD) Armindo Luz reconheceu que boa parte do que a deputada da oposição falou “é verdade” e que Santo Antão carece de muitos desafios.

Entretanto, Armindo Luz disse que também é verdade que os desafios diminuíram com a governação do MpD.

“Se não fosse os penosos 15 anos de governação do PAICV, hoje Santo Antão estaria em outro patamar. É com este Governo que já conseguimos chegar a estrada da Lagoa, Cruzinha, estamos a desencravar a localidade de Fontainhas, requalificar todo a cidade da Ponta do Sol, Ribeira Grande e varias artérias”, sublinhou.

Segundo Armindo Luz, o Governo é “amigo” dos municípios contrariamente daquilo que foi na governação do PAICV, que foi um Governo de centralização, o que na visão do deputado, acabou por ditar a saída de varias pessoas de Santo Antão para procurarem uma vida melhor em outras paragens.

LFS/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


15-06-2024 22:18
15-06-2024 22:13
15-06-2024 21:40
15-06-2024 22:01
15-06-2024 21:52