Parlamento emite notas de pesar pelo falecimento de deputado, humorista e combatente

23-05-2024 12:43

Cidade da Praia, 23 Mai (Inforpress) - A segunda sessão parlamentar de Maio iniciou-se hoje com três notas de pesar pelos falecimentos do deputado do PAICV, eleito pelo círculo eleitoral do Maio, Edson Alves, do humorista Nhu Puxim e do combatente Jaime Schofield.

Durante a sessão ordinária, o deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), Fidel de Pina, avançou que Edson Alves sempre foi “um apaixonado pela ilha que serviu até o leito da morte” e que era reconhecido pelos amigos e colegas de bancada como “um criador de melodia” e poeta.

O deputado, que se encontrava no Algarve (Portugal) para participar nas actividades comemorativas do aniversário da Associação Maense Portugal, faleceu no dia 03, completando hoje 20 dias da sua morte súbita.

Segundo Fidel de Pina, o parlamentar, que morreu aos 41 anos, gostava de cantar e tocar músicas tradicionais de Cabo Verde e se inspirava no compositor e instrumentista cabo-verdiano Paulinho Vieira.

“Edson Alves sempre foi apaixonado pela ilha que o viu nascer, se calhar poderia ter seguido a carreira de historiador, músico ou escritor colonista” descreveu, avançando que o mesmo escrevia artigos para jornais da praça e blogs online.

Na sequência, o líder parlamentar do PAICV, João Baptista Pereira, reiterou ser o segundo deputado a partir na sua liderança do grupo e que a morte “prematura e inesperada” de Edson Alves abre caminhos para uma reflexão sobre a “amizade, companheirismo e prontidão” dos colegas.

O deputado caracterizou o malogrado como “sempre disponível” para lutar e abraçar as causas da sua ilha.

“Queria dizer aos familiares, pais e filhos e todos de Djarmai que Edson partiu, mas viverá eternamente entre nós”, declarou o líder parlamentar.

Por sua vez, o presidente da União Cabo-verdiana Independente Democrática (UCID, opoisção), João Santos Luís, recordou que se encontrava fora do país quando recebeu a “triste notícia” e que “faltam palavras” para “exprimir tamanha dor por esta perda irreparável”.

João Santos Luís endereçou à família, à ilha e bancada do PAICV “força e sentidas condolências” pelo falecimento de Edson Alves.

Em representação do Governo, a ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, expressou “profunda tristeza e dor” pela perda, sobretudo, sublinhou, para os entes queridos, amigos e colegas que tiveram “oportunidade e privilégio” de ter a sua presença.

“É algo que abala a todos principalmente quando num dia convivemos com a pessoa e no dia seguinte compreendemos que a existência passou. Devemos recordar o deputado pela alegria, amor à música, forma de estar e ser, enaltecendo sempre os feitos que fez durante a vida” exprimiu.

O parlamento emitiu igualmente nota de pesar pelo falecimento, aos 82 anos, nos EUA, do humorista Nhu Puxim ou João Baptista Guerreiro Velhinho Rodrigues, de seu nome próprio.

Segundo a representante do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, poder), Maria de Fátima, Nhu Puxim foi considerado “o melhor humorista cabo-verdiano de todos os tempos”, que “animou os quatro cantos do país” durante as décadas de 80 e 90.

Natural da localidade Porto da Ribeira da Barca, recordou, Nhu Puxim viveu alguns anos da sua vida em Santa Cruz, tendo a família fixado residência em São Miguel e décadas depois em Achada Santo António.

O seu falecimento, acentuou, marcou a sociedade além de promover a valorização da língua cabo-verdiana nos vídeos e áudios passados nas rádios e na Televisão Experimental, em horários nobres.

Nos últimos anos, Nhu Puxim viveu em Boston (EUA) e recebeu a sua última homenagem em Fevereiro do corrente ano pelos humoristas da actualidade, que receberam uma visita em homenagem do “Stand up comedy”.

“Nesta hora de profunda tristeza, sabemos que a vida são portas de entradas e saídas, sim, nas portas de entrada e saída iremos ficar com as comédias e gargalhadas. Para sempre Nhu Puxim e Nastaci Lopi eterno descanso na paz do Senhor redentor” realçou a parlamentar, ressaltando a marca deixada nas comunidades na ilha de Santiago.

Por seu turno, o deputado Francisco Sanches disse que o humorista sempre foi comprometido com as causas sociais de igualdade para todos, um “democrata por excelência”, que retratava a vivência de Santiago Norte nas suas anedotas.

As comunidades Ribeira da Barca, Renque Pulga, Piloncan e Porto Calheta, e diversas figuras como Lina de Nha Txubinha, Antone de Sema, Doli e Bandam faziam presentes nas histórias que animavam a comunidade na praça e igreja, na altura.

O deputado avançou que a Câmara Municipal de São Miguel realiza no sábado, 25, uma missa na Igreja Paroquial, às 17:00, o descerramento da placa da Casa das Artes Nhu Puxim e ainda um festival de comédia no Centro Histórico de Calheta em homenagem ao falecido humorista.

O parlamento emitiu igualmente uma terceira nota de pesar, esta pelo desaparecimento físico do combatente da liberdade da Pátria e professor Jaime Schofield, natural de São Vicente, falecido no dia 02 na cidade da Praia.

Segundo o deputado do PAICV Démis Almeida, Jaime Schofield desempenhou a função de professor, o que mais tarde viria a dar lugar pelo espírito de luta e combate junto dos patriotas jovens confrontando o regime colonialista na época.

O deputado lamentou a morte do combatente, realçando a sua força e determinação em enfrentar a condenação, tendo desempenhado um papel importante de “agitação política” e de consciencialização dos camponeses em Santo Antão.

LT/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-06-2024 13:19
16-06-2024 13:04
16-06-2024 12:54
16-06-2024 10:53
16-06-2024 6:46