PAICV perto de uma solução para resolver impasse à volta da eleição do novo líder parlamentar - porta-voz

17-02-2024 21:31

Cidade da Praia, 17 Fev (Inforpress) - O porta-voz do Conselho Nacional do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição), Jorge Lopes, disse hoje que o partido está perto de uma solução para resolver o impasse à volta da eleição do novo líder parlamentar.

Em conversa com os jornalistas na sequência da reunião do Conselho Nacional (CN) que decorre na cidade da Praia, Jorge Lopes adiantou que este assunto esteve em análise, havendo um processo em curso para as pessoas interessadas.

“Nós estamos muito perto de uma solução que seguramente será aquela que vai ter o impacto que se espera na consolidação da unidade do partido, que é o que interessa neste momento. O PAICV é um partido unido. Tem os seus desencontros, como qualquer partido, que são normais, mas tem sempre a capacidade de ultrapassar os desafios”, sustentou.

Em Novembro último, o grupo parlamentar foi a votação para sufragar o nome do deputado Démis Lobo Almeida para substituir João Baptista Pereira na liderança da bancada, mas a proposta não passou e, em Dezembro, a Comissão Política reprovou a proposta de Luís Pires.  

O foco neste momento está virado para as eleições autárquicas. Para já, o CN reforçou o apoio à candidatura a todos os actuais presidentes das câmaras municipais lideradas pelo PAICV nas próximas eleições previstas para o último trimestre deste ano.

Actualmente, o PAICV é poder em apenas oitos dos 22 municípios do país, designadamente Praia, São Domingos, Ribeira Grande de Santiago, Santa Cruz e Tarrafal, na ilha de Santiago, São Filipe e Mosteiros, na ilha do Fogo, e na Boa Vista.

O objectivo, segundo Jorge Lopes é manter estas autarquias e conquistar outras para se tornar no maior partido autárquico em Cabo Verde.

Neste momento, o PAICV está a construir a lista de candidatos que deve ser divulgada até finais de Março.

A reunião do CN, que na manhã de hoje debruçou sobre a situação política nacional, prossegue este domingo com a análise e avaliação do relatório do secretariado do partido.

MJB/CP
Inforpress/fim

Notícias Recentes


17-06-2024 8:38
17-06-2024 8:07
17-06-2024 7:47
16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12