PAICV: Manuel Brito defende abertura de emprego público às famílias do município de São Domingos

11-03-2024 15:55

Cidade da Praia, 11 Mar (Inforpress) – O deputado Manuel Brito, do Grupo Parlamentar (GP) do Partido Africano de Independência de Cabo Verde (PAICV) defendeu hoje a abertura de emprego público às famílias do município de São Domingos.

Considerou que neste momento há “muitas famílias” com problemas a nível de subsistência e com o aumento de preço dos produtos as famílias têm deparado com muitas dificuldades.

“Precisamos que o Governo articule com a Câmara Municipal de São Domingos no sentido de resolver esta situação, abrindo trabalho público para que as famílias possam trabalhar e ter algum rendimento”, disse o deputado.

Aquele parlamentar defendeu esta posição ao proceder uma visita às obras que estão sendo realizadas naquele município, acompanhado de outros deputados do partido.

Adiantou que a equipa, antes de proceder com as visitas, teve um encontro com o presidente de câmara onde partilhou algumas preocupações do município, nomeadamente, com a questão da habitação social.

Apontou que há um problema habitacional “muito grande”, a nível qualitativo e quantitativo, com as famílias a enfrentarem problemas na questão do fornecimento de água, pelo que solicita uma intervenção da AdS tanto na quantidade como na qualidade da água para essas localidades.

Segundo o mesmo, neste momento registam-se problemas de água nas localidades de Moia Moia, Vale da Custa onde as pessoas têm tido acesso a água através dos autotanques.

Uma outra preocupação destacada pelo deputado tem a ver com a disponibilização de água para agricultura, trazendo como referência os agricultores de Achada Baleia que perderam a produção devido à falta de água.

“Agricultores estão a exigir do Governo indemnização pela perda dos produtos, fizeram empréstimos e devido à falta de água perderam as suas produções”, contou.

Na agenda da visita dos deputados constam visitas às obras do Fontenário de Água de Gato que estão em curso, estiveram na zona de Baía onde decorre a requalificação da zona que segundo o deputado a população mostrou-se satisfeita com os resultados.

“Também realçamos o início da construção de um campo relvado na Freguesia de Nossa Senhora da Luz, que é muito reivindicado pelos jovens”.

Manuel Brito disse que no decurso destas visitas constatou o problema de acesso, alegando que o município de São Domingos apresenta um défice nas vias de acesso, nomeadamente, na estrada que liga Milho Branco a Moia Moia.

“Temos a estrada de Ribeirão Chiqueiro a Fontes Almeida que é uma reivindicação da população, o mesmo acontece com a estrada de Água de Gato, situações que impactam o desenvolvimento do município e a vida das pessoas é preciso que o Governo dê atenção a essas vias de acesso”, concluiu o deputado.

Os deputados estiveram ainda a visitar as obras do jardim infantil e Centro Comunitário de João Garrido, Achada Baleia e Pau de Saco.

Estas visitas acontecem, no âmbito da celebração do Dia do Município, que se celebra no dia 13 de Março.

OS/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 15:17
20-06-2024 14:52
20-06-2024 14:45
20-06-2024 14:42
20-06-2024 14:40