ONAD-CV lança plataforma online para reduzir resultados analíticos positivos por negligência dos atletas

21-02-2024 14:03

Cidade da Praia, 21 Fev (Inforpress) - A Organização Nacional de Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV) lançou hoje uma plataforma online, denominada “Sabi Dreto", para fornecer aos atletas e outros intervenientes desportivos informações sobre a legalidade de medicamentos no contexto do desporto.

O fim primordial desta ferramenta, conforme apontou o presidente da ONAD- CV, Emanuel Passos, no acto oficial de lançamento, que aconteceu a Cidade de da Praia, no âmbito das celebrações do sétimo aniversário da instituição, é reduzir os resultados analíticos positivos por negligência dos atletas.

“Pretendemos simplificar as coisas para o atleta, ele quer saber que medicamento pode ser tomado (…) e o sistema tem uma lista de fármacos legalmente reconhecidos pela Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), na linha dos   das substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidopagem”, explicou.

Por isso, sublinhou que o propósito da criação de “Sabi Dreto” é dotar os   atletas de uma ferramenta que os ajude a resolver “inquietações” no uso de medicamentos.

“É uma ferramenta feita para servir os atletas, as equipas de apoio, os médicos, os dirigentes, os fisioterapeutas e a todas as estruturas em volta do atleta.  Queremos com essa plataforma reduzir os resultados analíticos positivos por negligência”, reiterou.

Por sua vez, o ministro do Desporto, Carlos Monteiro, que presidiu a cerimónia de encerramento, disse que ao longo destes anos a ONAD-CV tem dado “passos firmes” e “granjeado credibilidade” a nível nacional e internacional.

Por isso, considerou que a apresentação desta plataforma é “mais um passo fundamental” para trazer “mais ética e transparência” ao desporto e em outras dimensões da sociedade, assim como na promoção da saúde dos atletas.

“A dimensão da OND-CV acaba por ultrapassar o desporto, quando faz a sensibilização e actuação nas escolas   juntos das crianças, jovens e adolescentes, que terão de perceber o que está em causa para poderem perpectuar os objetivos da criação   da organização antidopagem cabo-verdiana”, precisou o ministro do Desporto.

A ONAD-CV, criada a 21 de Fevereiro de 2017, é a autoridade responsável pela adoção de regras com vista a iniciar, implementar ou aplicar qualquer fase do procedimento de controlo de dopagem.

Tem como missão assegurar que o desporto em Cabo Verde seja livre de dopagem, impulsionando ativamente a licitude, a igualdade e a saúde nas competições, disseminando, ao mesmo tempo, a ética e os valores do jogo limpo em todas as manifestações desportivas.

Tem ainda como missão consolidar a consciência antidopagem e defender, no âmbito nacional, o direito fundamental de todos os atletas de participar numa competição livre de quaisquer formas de dopagem.

Em 2021, a organização foi aceite como membro observador da Convenção Antidopagem do Conselho da Europa.

OM/AA

Inforpress/Fim 

Notícias Recentes


20-06-2024 8:09
20-06-2024 8:02
20-06-2024 7:55
19-06-2024 22:59
19-06-2024 22:48