Óbito: FCF vai prestar um “grande tributo” a Djédji pelo trabalho em prol do desenvolvimento do futebol nacional

16-02-2024 13:10

Cidade da Praia, 16 Fev (Inforpress) - O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) garantiu que a instituição vai prestar um “grande tributo” a José Maria Lobo “Djédji”, fundador da Escola de Preparação Integral de Futebol (EPIF), falecido hoje no Hospital da Praia.

Em declarações à Inforpress, Mário Semedo disse que foi uma “grande perda” para o desporto cabo-verdiano no geral, principalmente para o futebol juvenil.

“Vamos prestar um grande tributo ao professor Djédji, pelo trabalho que efectuou em prol do desenvolvimento do futebol cabo-verdiano e da própria selecção de Cabo Verde”, apontou.

A longo prazo, avançou o dirigente máximo do futebol cabo-verdiano, a FCF vai se reunir para definir a melhor forma de homenagear e perpectuar o nome de Djédji, “como um dos maiores impulsionadores do futebol cabo-verdiano”.

Durante mais de 30 anos, Djédji trabalhou com a formação de jovens, com o objectivo de promover a prática do desporto, a capacitação e a reinserção de crianças e de jovens em situação difícil.

O sucesso da EPIF e do trabalho desenvolvido pelo mister Djédji, como é carinhosamente chamado pelos seus pupilos, é notório pelo percurso de jogadores como Stopira, Zé Luís, Platini Babanco, Jovane Cabral, Patrick Andrade e Kuca, todos internacionais cabo-verdianos.

A EPIF foi fundada em Julho de 1990 por José Maria Ramos Lobo (mister “Djedji”) e o paraguaio Diego Caballero, a fim de promover a prática do desporto, a formação e a reinserção das crianças e dos jovens em situação difícil.

A Fundação Escola de Preparação Integral de Futebol (FEPIF) tem como objectivo primordial o desenvolvimento do desporto, a sua prática e o seu emprego como ferramenta de equilíbrio social, a protecção de menores em Cabo Verde sem esquecer da sua preparação para uma vida digna, bem como a igualdade de género.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
13-06-2024 19:49
13-06-2024 19:04